Metodologia da Investigação em Ciências do Desporto II
1
2021-2022
03920109
Ciências do Desporto
Português
Presencial
Semestral
7.5
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio do Inglês e conhecimento geral de métodos de investigação.
Métodos de Ensino
Aulas teóricos práticas, tarefas individuas e em grupo específicas para os conteúdos, leitura de livros, capítulos de livros e artigos, acesso e utilização de bases de dados específicas.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular aborda a questão dos métodos de investigação em Ciências Sociais e Humanas, dando ênfase aos aspecto relacionados com a análise qualitativa de dados e às diferentes etapas de um trabalho de pesquisa, terminando com uma abordagem aos principais skills de redacção de artigos científicos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Razões para realizar uma pesquisa de natureza qualitativa: Pontos fortes e diferenças.
2. Tradições da pesquisa qualitativa: Etnografia, fenomenologia, histórias de vida e narrativas.
3. Delineando uma pesquisa de natureza qualitativa: Definição do campo de pesquisa, acesso à informação, papeis e relações no campo de pesquisa, recolha de dados, saída do campo de pesquisa.
4. Recolha de dados: Entrevistas, relatos, jornais, observação, artefactos físicos.
5. Estratégias de análise de dados: Conteúdo, estrutura e forma, práticas analíticas criativas.
6. Representação dos resultados: contos realísticos, contos confessionais, auto etnografia, representações poéticas, etnodrama, ficção etnográfica e ficção criativa.
7. Dimensões éticas da pesquisa qualitativa: Consentimento, gestão de relacionamentos, justiça, respeito, empatia, confiança e bom relacionamento.
8. Critérios de julgamento: Validade, fidedignidade e “generabilidade”.
Docente(s) responsável(eis)
Paula Cristina Vaz Bernardo Tavares
Métodos de Avaliação
Contínua
Projecto: 100.0%
Bibliografia
Ralph L. Rosnow and Mimi Rosnow. (2006). Writing papers in psychology: a student guide to research reports, literature reviews, proposals, posters, and handouts. Australia ; Belmont, CA : Thomson/Wadsworth.
Kuhn, T. (2009). A estrutura das revoluções científicas. Lisboa: Guerra & paz.
Uwe Flick (1998). An introduction to qualitative research. London : SAGE.
David Silverman (2005). Doing qualitative research : a practical handbook. London ; Thousand Oaks, Calif. : Sage Publications
Field, A., Hole, G. (2003). How to design and report experiments. London: SAGE
Tashakkori, A., Teddlie, C. (2009). Foundations of mixed methods research: integrating quantitative and qualitative approaches in the social and behavioral sciences. Los Angeles, CA: SAGE.
Lawrence F. Locke, Waneen Wyrick Spirduso, Stephen J. Silverman (1993). Proposals that work : a guide for planning dissertations and grant proposals. Newbury Park : SAGE
Creswell, J. (1998). Qualitative inquiry and research design : choosing among five traditions. Thousand Oaks : Sage Publications.
Davies, C. A. (2008). Reflexive Ethnography: a guide to researching selves and others. Abingdon, OX.: Routledge
Creswell, J. W. (2003). Research design : qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Thousand Oaks : Sage.
Kjell Erik Rudestam, Rae R. Newton (1992). Surving your dissertation : a comprehensive guide to content and process. Newbury Park : SAG
Phillips, E.M. & Pugh, D.S. (2000). How to get a PhD: A handbook for students and their supervisors (3rd. Ed.) Buckingham: Open University Press.