Metodologia da Investigação em Ciências do Desporto II

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03920109
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio do Inglês e conhecimento geral de métodos de investigação.

Métodos de Ensino

Aulas teóricos práticas, tarefas individuas e em grupo específicas para os conteúdos, leitura de livros, capítulos de livros e artigos, acesso e utilização de bases de dados específicas.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular aborda a questão dos métodos de investigação em Ciências Sociais e Humanas, dando ênfase aos aspecto relacionados com a análise qualitativa de dados e às diferentes etapas de um trabalho de pesquisa, terminando com uma abordagem aos principais skills de redacção de artigos científicos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Razões para realizar uma pesquisa de natureza qualitativa: Pontos fortes e diferenças.

2. Tradições da pesquisa qualitativa: Etnografia, fenomenologia, histórias de vida e narrativas.

3. Delineando uma pesquisa de natureza qualitativa: Definição do campo de pesquisa, acesso à informação, papeis e relações no campo de pesquisa, recolha de dados, saída do campo de pesquisa.

4. Recolha de dados: Entrevistas, relatos, jornais, observação, artefactos físicos.

5. Estratégias de análise de dados: Conteúdo, estrutura e forma, práticas analíticas criativas.

6. Representação dos resultados: contos realísticos, contos confessionais, auto etnografia, representações poéticas, etnodrama, ficção etnográfica e ficção criativa.

7. Dimensões éticas da pesquisa qualitativa: Consentimento, gestão de relacionamentos, justiça, respeito, empatia, confiança e bom relacionamento.

8. Critérios de julgamento: Validade, fidedignidade e “generabilidade”.

Docente(s) responsável(eis)

Paula Cristina Vaz Bernardo Tavares

Métodos de Avaliação

Contínua
Projecto: 100.0%

Bibliografia

Ralph L. Rosnow and Mimi Rosnow. (2006). Writing papers in psychology: a student guide to research reports, literature reviews, proposals, posters, and handouts. Australia ; Belmont, CA : Thomson/Wadsworth.

Kuhn, T. (2009). A estrutura das revoluções científicas. Lisboa: Guerra & paz.

Uwe Flick (1998). An introduction to qualitative research. London : SAGE.

David Silverman (2005). Doing qualitative research : a practical handbook. London ; Thousand Oaks, Calif. : Sage Publications

Field, A., Hole, G. (2003). How to design and report experiments. London: SAGE

 Tashakkori, A., Teddlie, C. (2009). Foundations of mixed methods research: integrating quantitative and qualitative approaches in the social and behavioral sciences. Los Angeles, CA: SAGE.

Lawrence F. Locke, Waneen Wyrick Spirduso, Stephen J. Silverman (1993). Proposals that work : a guide for planning dissertations and grant proposals. Newbury Park : SAGE

Creswell, J. (1998). Qualitative inquiry and research design : choosing among five traditions. Thousand Oaks : Sage Publications.

Davies, C. A. (2008). Reflexive Ethnography: a guide to researching selves and others. Abingdon, OX.: Routledge

Creswell, J. W. (2003). Research design : qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Thousand Oaks : Sage.

Kjell Erik Rudestam, Rae R. Newton (1992). Surving your dissertation : a comprehensive guide to content and process. Newbury Park : SAG

Phillips, E.M. & Pugh, D.S. (2000). How to get a PhD: A handbook for students and their supervisors (3rd. Ed.) Buckingham: Open University Press.