Actividade Física e Nutrição e Saúde

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03920126
Área Científica
Actividade Física e Saúde
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e aulas de discussão de temas previamente preparados de acordo com o programa e  os objectivos propostos.   A discussão e interacção professor/alunos faz-se também através de discussão via internet.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer a composição dos alimentos e a pirâmide dos alimentos; perceber o processo da fisiologia da nutrição; saber avaliar a ingestão alimentar; conhecer a alimentação normal e saudável; saber as consequências da má alimentação e a sua relação com as doenças; conhecer o modo como a alimentação pode ser usada para prevenir e tratar as doenças; saber avaliar o estado de nutrição através de diversos métodos; saber avaliar a obesidade, suas consequências e métodos de tratamento e prevenção; saber avaliar a desnutrição, suas consequências e metodologia de prevenção e tratamento.

Estágio(s)

Não

Programa

Grupos de alimentos, suas fontes e utilização pelo organismo humano; Fisiologia da nutrição incluindo a mastigação, digestão, absorção, metabolização e eliminação; Avaliação do consumo alimentar através dos vários tipos de inquérito alimentar; Avaliação do estado de nutrição através de: História clínica, Antropometria, Inquérito alimentar, Parâmetros bioquímicos e outros métodos; Alimentação saudável, confecção dos alimentos e distribuição pelas refeições; Obesidade: Epidemiologia, Etiologia, Diagnóstico, Tratamento e Prevenção; Desnutrição: Epidemiologia, Etiologia, Diagnóstico, Tratamento e Prevenção; Alimentação na prevenção e tratamento de outras doenças: Dislipidemias, Diabetes, Cancro, Hipertensão arterial e outras doenças.

Docente(s) responsável(eis)

Manuel Teixeira Marques Verissimo

Métodos de Avaliação

Contínua
Mini Testes: 50.0%
Trabalho de síntese : 50.0%

Bibliografia

Shils E M, Ross AC, Shike M, Caballero B, Cousins RJ (2011). Modern Nutrition in the health and disease. 11th edition. Philadelphia: Lea & Febiger.

Saldanha MH (2001). Nutrição clínica moderna na saúde e na doença. Lisboa: Edições Lidel.

Peres E (1992). Alimentos e alimentação. Porto: Lello e Irmão.

Camilo ME (2001). Manual de nutrição clínica no adulto. Lisboa: Dinalivro.

DiMaria-Ghalili RA, Amella E (2005). Nutrition in older adults. Am J Nurs, 105: 40-50.

Naveed Sattar  (2007). ABC of Obesity. Naveed Sattar; Michael Lean (Editor). Blackwell Publishing, Oxford.