Psicologia da Actividade Física e Saúde

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03920137
Área Científica
Actividade Física e Saúde
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos intermédios de utilização do software de análise de dados SPSS.

Métodos de Ensino

Método de ensino presencial com aulas expositivas, uma componente  prática associada à resolução de situações problema e à utilização de software específico de análise de dados e ainda aprendizagem complementar baseada leitura de artigos. Durante as aulas teórico-práticas, será estimulada a participação dos estudantes em tarefas de pesquisa em pares, em grupos de discussão, na apresentação oral de ideias fomentando a interacção entre os diferentes intervenientes no processo ensino-aprendizagem. Os estudantes são estimulados a ler os artigos e os capítulos de livros sumariados num mínimo de 20 artigos em inglês (20x4 horas) e 5 artigos em Português (5x2 horas). Assume-se que um artigo em inglês exige 4 horas de leitura e um artigo em português 2 horas.

Resultados de Aprendizagem

[1] Conhecer o problema da inactividade na sociedade contemporânea

[2] Identificar os principais factores de risco ao nível da saúde e do bem-estar e as principais políticas de combate ao sedentarismo

[3] Identificar e compreende diferentes perfis de comportamento associados a  estilos de vida mais ou menos saudáveis

[4] Utilizar estratégias de modificabilidade comportamental e aumentar os níveis de motivação para a prática regular de actividade física

Estágio(s)

Não

Programa

[1]Bases da Psicologia do Exercício

[2]Psicologia do Exercício como área de estudo

[3]Conceitos básicos em Psicologia do Exercício e da Saúde: Constructos psicológicos, validade e fidedignidade, análise factorial, modelo de equações estruturais

[4]Factores de risco ao nível da Saúde Mental

[5]Comportamento direccionado para a prática da actividade física: Determinantes do Exercício e da Actividade Física; Principais teorias da modificação do comportamento e sua aplicação no contexto do exercício e da actividade física; Modelos socio–cognitivos da motivação para prever o comportamento motivado para a pratica de actividade física

[6]Actividade Física, Exercício e Saúde Mental: Implicações ao nível dos principais componentes da saúde mental

 

Aquisição de competências práticas

[7]Validação transcultural de instrumentos de avaliação na área da Psicologia do Exercício e da Saúde: Da teoria à prática

[8]Desenvolvimento de competência de elaboração de uma revisão sistemática e de uma meta-análise: Aplicações práticas no contexto da dissertação

[9]Testando modelos psicológicos utilizando os modelos de equações estruturais: Aplicações práticas

Docente(s) responsável(eis)

José Pedro Leitão Ferreira

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

[1] Fox, K.R. (1997). The Physical self: From motivation to well-being. Human Kinetics.

[2] Buckworth, J, & Dishman, R.K. (2002). Exercise Psychology. Human Kinetics.

[3] Biddle, S.J.H., & Mutrie, N. (2001). Psychology of physical activity: Determinants, well-being and interventions. London: Routledge.

[4] Biddle, S.J.H., Fox, K.R., & Boutcher, S.H. (2000). Physical activity and psychological well-being. London: Routledge.

[5] Ferreira, J.P. et al. (2004). Physical activity and promotion of mental health. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra.

[6] Lewis, V. (2003). Development and Disability (Second Edition). Blackwell Publishing.