Psicologia da Actividade Física e Saúde
1
2019-2020
03920137
Actividade Física e Saúde
Português
Presencial
Semestral
7.5
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos intermédios de utilização do software de análise de dados SPSS.
Métodos de Ensino
Método de ensino presencial com aulas expositivas, uma componente prática associada à resolução de situações problema e à utilização de software específico de análise de dados e ainda aprendizagem complementar baseada leitura de artigos. Durante as aulas teórico-práticas, será estimulada a participação dos estudantes em tarefas de pesquisa em pares, em grupos de discussão, na apresentação oral de ideias fomentando a interacção entre os diferentes intervenientes no processo ensino-aprendizagem. Os estudantes são estimulados a ler os artigos e os capítulos de livros sumariados num mínimo de 20 artigos em inglês (20x4 horas) e 5 artigos em Português (5x2 horas). Assume-se que um artigo em inglês exige 4 horas de leitura e um artigo em português 2 horas.
Resultados de Aprendizagem
[1] Conhecer o problema da inactividade na sociedade contemporânea
[2] Identificar os principais factores de risco ao nível da saúde e do bem-estar e as principais políticas de combate ao sedentarismo
[3] Identificar e compreende diferentes perfis de comportamento associados a estilos de vida mais ou menos saudáveis
[4] Utilizar estratégias de modificabilidade comportamental e aumentar os níveis de motivação para a prática regular de actividade física
Estágio(s)
NãoPrograma
[1]Bases da Psicologia do Exercício
[2]Psicologia do Exercício como área de estudo
[3]Conceitos básicos em Psicologia do Exercício e da Saúde: Constructos psicológicos, validade e fidedignidade, análise factorial, modelo de equações estruturais
[4]Factores de risco ao nível da Saúde Mental
[5]Comportamento direccionado para a prática da actividade física: Determinantes do Exercício e da Actividade Física; Principais teorias da modificação do comportamento e sua aplicação no contexto do exercício e da actividade física; Modelos socio–cognitivos da motivação para prever o comportamento motivado para a pratica de actividade física
[6]Actividade Física, Exercício e Saúde Mental: Implicações ao nível dos principais componentes da saúde mental
Aquisição de competências práticas
[7]Validação transcultural de instrumentos de avaliação na área da Psicologia do Exercício e da Saúde: Da teoria à prática
[8]Desenvolvimento de competência de elaboração de uma revisão sistemática e de uma meta-análise: Aplicações práticas no contexto da dissertação
[9]Testando modelos psicológicos utilizando os modelos de equações estruturais: Aplicações práticas
Docente(s) responsável(eis)
José Pedro Leitão Ferreira
Métodos de Avaliação
Contínua
Trabalho de investigação: 100.0%
Bibliografia
[1] Fox, K.R. (1997). The Physical self: From motivation to well-being. Human Kinetics.
[2] Buckworth, J, & Dishman, R.K. (2002). Exercise Psychology. Human Kinetics.
[3] Biddle, S.J.H., & Mutrie, N. (2001). Psychology of physical activity: Determinants, well-being and interventions. London: Routledge.
[4] Biddle, S.J.H., Fox, K.R., & Boutcher, S.H. (2000). Physical activity and psychological well-being. London: Routledge.
[5] Ferreira, J.P. et al. (2004). Physical activity and promotion of mental health. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra.
[6] Lewis, V. (2003). Development and Disability (Second Edition). Blackwell Publishing.