Curso Avançado em Actividade Física Adaptada

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03920163
Área Científica
Necessidades Educativas Especiais - Actividade Física Adaptada
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Método de ensino presencial com aulas expositivas, uma componente  prática associada à resolução de situações problema e à utilização de software específico de análise de dados e ainda aprendizagem complementar baseada leitura de artigos. Durante as aulas teórico-práticas, será estimulada a participação dos estudantes em tarefas de pesquisa em pares, em grupos de discussão, na apresentação oral de ideias fomentando a interacção entre os diferentes intervenientes no processo ensino-aprendizagem. Os estudantes são estimulados a ler os artigos e os capítulos de livros sumariados num mínimo de 25 artigos em inglês (25x4 horas) e 10 artigos em Português (10x2 horas). Assume-se que um artigo em inglês exige 4 horas de leitura e um artigo em português 2 horas.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular aborda um vasto conjunto de temáticas associadas à prática desportiva e à prática regular de exercício físico, conferindo aos estudantes competências de intervenção em contextos de Actividade Física Adaptada de modo a dar resposta às necessidades específica de cada um dos grupos analisados. Pretende-se que o estudante:
[1] Conheça as suas características específicas de cada um dos grupos com deficiência abordados, as suas capacidades funcionais e as suas limitações de natureza funcional.
[2] Domine as principais estratégias de intervenção tanto ao nível do ensino- aprendizagem como ao nível da criação de hábitos de prática desportiva regular para cada um dos grupos em análise [3]Desenvolva um espírito crítico e a capacidade de diagnosticar, planear, implementar e avaliar projectos no âmbito do desporto adaptado e programas de prática regular de exercício físico direccionados para estes grupos.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo 1, 2 e 3 – Exercício e actividade física em indivíduos com deficiências físicas, intelectuais e com limitações sensoriais - [1]Respectivas etiologias, incidências, perfis psicomotores e funcionais e sistemas de classificação; [2]Actividades físicas e de lazer, exercício físico e prática desportiva competitiva em cada um dos grupos analisados;
Módulo 4 – Exercício e bem-estar em idosos - [1]Determinantes do envelhecimento; [2]Alterações funcionais do idoso; [3]A actividade física como determinante do envelhecimento bem sucedido; [4]Exercício físico e imunosenescência; [5]A actividade física e a qualidade de vida e [6]Avaliação da condição física funcional do idoso;
Módulo 5 – Especificidades das dietas alimentares em grupos com tendência para a inactividade - [1] Grupos de alimentos; [2]Fisiologia da nutrição; [3]Avaliação do consumo alimentar e do estado de nutrição; [4]Alimentação saudável; [5]Obesidade; [6]Desnutrição; [7]Alimentação do idoso e da pessoa com deficiência.

Docente(s) responsável(eis)

José Pedro Leitão Ferreira

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

(1) Montagnino, A. (2002) Physical Education and Recreation for Blind and Visually Impaired Students. New Jersey: National Organization of Parents of Blind Children.
[2] Jones, C.J., & Rose, D. (2005). Physical Activity Instruction of Older Adults. Champaign, IL: Human Kinetics.
[3] Spirduso, W.W., Francis, K.L., & MacRae, P.G. (2005). Physical Dimensions of Aging (2nd Ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.
[4] Brill, P.A. (2004). Functional Fitness for Older Adults. Champaign, IL: Human Kinetics.
[5] Hardman, A.E. & Stensel, D.J. (2003). Physical Activity and Health – The Evidence Explained. London: Routledge;
[6] Ehrman, J.K., Gordon P.M., Visich, P.S. & Keteyian, S.J. (2003). Clinical Exercise Physiology. Champaign, IL: Human Kinetics;
[7] ACSM’s (1997). ACSM’s Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities. Champaign, IL: Human Kinetics.