Pedagogia do Desporto

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03920174
Área Científica
Treino Desportivo
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento dos construtos básicos da Pedagogia do Desporto e das metodologias de pesquisa qualitativas e quantitativas.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino combinam a exposição teórica com trabalho de campo, concretizado em investigação aplicada.

Resultados de Aprendizagem

Habilitar o doutorando com a capacidade de conceptualizar  questões científicas relevantes e com competências metodológicas necessárias para desenvolver trabalhos de pesquisa no âmbito da disciplina.

Estágio(s)

Não

Programa

[1] O modelo desenvolvimentista e as suas consequências para os atletas. Análise crítica do paradigma dominante. Modelos de formação de treinadores. Panorama internacional e tendências de desenvolvimento. [2] Modelos teóricos que orientam a investigação: teoria social cognitiva e estruturalismo; consequências para as opções metodológicas da pesquisa. [3] Metodologias de investigação quantitativa e qualitativa dos comportamentos do treinador e de outros agentes desportivos com papel relevante na organização desportiva. Tecnologias disponíveis. [4] Papel racional e dominante do discurso do treinador. Análise crítica do discurso de acordo com os diversos enquadramentos teóricos. Limites éticos da intervenção dos diversos agentes socializadores. [5]  Motivação. Activação, stress e ansiedade. Controlo da Activação. [6] Coesão de grupos. Liderança. Comunicação. [7] Técnicas visando a melhoria da performance; imagética, concentração e definição de objectivos. [8] Burnout e Overtraining. Feedback, reforço e motivação intrínseca.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Eduardo Barros Gonçalves

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalho de investigação: 100.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

[1]       Jones R (2006). The Sports Coach as an Educator. London, Routledge.

[2]       Gonçalves, C.E., Coelho e Silva, M., Malina, R. & Cumming, S. (2007). Sport and Education. Coimbra, Imprensa da Universidade.

[3]       Gonçalves, C.E, Carvalho,H.M.,  Light, R. (2011). Keeping Women in Sport: Positive Experiences of Six Women’s Experiences  Growing Up and Staying with Sport in Portugal. The Asian Journal of Exercise and Sports Science, 8, 1, 39-52.

[4]       Gonçalves CE, Coelho e Silva MJ, Cruz J, Torregrosa M, Cumming SP(2010). The effect of achievement goals on moral attitudes in young athletes. Journal of Sports Science and Medicine, 9, 4, 605-611.

[5]       Gonçalves, CE, Coelho e Silva, M., Carvalho, H.M., Gonçalves, A. (2011) Why do they engage in such hard programs? The search for excellence in youth Basketball. Journal of Sports Science and Medicine, 10, 3,458-464.
[6]     De Bruin, A., Rikers, R., & Schmidt, H.(2007). The influence of achievement motivation and chess-specific motivation on deliberate practice. Journal of Sport & Exercise Psychology, 29, 561-583

[7]       Smith, R., Smoll, F., & Hunt, E. (1977). A system for the behavioral assessment of athletic coaches. Research Quarterly, 48, 401-407.

[8]       Smoll, F.,  & Smith, R. (2002). Coaching behavior research and intervention in youth sports. In F. Smoll & R. Smith (Eds.), Children and Youth in Sport: a Biopsychosocial Perspective (pp. 211-234). Dubuque. Kendall/Hunt.

[9]       Côté, J., Strachan, L. & Fraser-Thomas, J. (2009). Participation, personal development and performance through youth sport. In N. Holt (Ed.) Positive Youth Development through Sport (pp. 34-46). London, Routledge.

[10]     Jackson, B., Knapp, P., & Beauchamp, M. (2009).The coach-athlete relationship: a tripartite efficacy perspective. The Sport Psychologist, 23, 203-232

[11]     Williams, J. (2001). Applied Sport Psychology. Moutain View, California: Mayfield Publishing            Company

[12]     Smith, D. & Bar-Eli, M. (2007) Essential readings in sport and exercise psychology. Human Kinetics publishers, Champaign Illino

[13]    Slaikeu, K, Trogolo, R. (1998). Focused for Tennis. Champaign, IL: Human Kinetics

           Weinberg, R.& Gould, D. (2007). Foundations of Sport and Exercise Psychology. Human Kinetics                         publishers, Champaign Illinois

[14]    Orlick, T. (1990). In pursuit of Excellence. Champaign, IL: Human Kinetics

          Lynch, J., Scott, W. (1999). Running Within. Champaign, IL: Human Kinetics

[15]        Nideffer, R. (1992). Psyched to win. Champaign, IL: Human Kinetics

[16]        Hanton, S., Mellalieu, S. (2006). Literature reviews in sport psychology. New York: Nova Science