Pedagogia do Desporto
1
2019-2020
03920174
Treino Desportivo
Português
Presencial
Semestral
7.5
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento dos construtos básicos da Pedagogia do Desporto e das metodologias de pesquisa qualitativas e quantitativas.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino combinam a exposição teórica com trabalho de campo, concretizado em investigação aplicada.
Resultados de Aprendizagem
Habilitar o doutorando com a capacidade de conceptualizar questões científicas relevantes e com competências metodológicas necessárias para desenvolver trabalhos de pesquisa no âmbito da disciplina.
Estágio(s)
NãoPrograma
[1] O modelo desenvolvimentista e as suas consequências para os atletas. Análise crítica do paradigma dominante. Modelos de formação de treinadores. Panorama internacional e tendências de desenvolvimento. [2] Modelos teóricos que orientam a investigação: teoria social cognitiva e estruturalismo; consequências para as opções metodológicas da pesquisa. [3] Metodologias de investigação quantitativa e qualitativa dos comportamentos do treinador e de outros agentes desportivos com papel relevante na organização desportiva. Tecnologias disponíveis. [4] Papel racional e dominante do discurso do treinador. Análise crítica do discurso de acordo com os diversos enquadramentos teóricos. Limites éticos da intervenção dos diversos agentes socializadores. [5] Motivação. Activação, stress e ansiedade. Controlo da Activação. [6] Coesão de grupos. Liderança. Comunicação. [7] Técnicas visando a melhoria da performance; imagética, concentração e definição de objectivos. [8] Burnout e Overtraining. Feedback, reforço e motivação intrínseca.
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Eduardo Barros Gonçalves
Métodos de Avaliação
Contínua
Trabalho de investigação: 100.0%
Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
[1] Jones R (2006). The Sports Coach as an Educator. London, Routledge.
[2] Gonçalves, C.E., Coelho e Silva, M., Malina, R. & Cumming, S. (2007). Sport and Education. Coimbra, Imprensa da Universidade.
[3] Gonçalves, C.E, Carvalho,H.M., Light, R. (2011). Keeping Women in Sport: Positive Experiences of Six Women’s Experiences Growing Up and Staying with Sport in Portugal. The Asian Journal of Exercise and Sports Science, 8, 1, 39-52.
[4] Gonçalves CE, Coelho e Silva MJ, Cruz J, Torregrosa M, Cumming SP(2010). The effect of achievement goals on moral attitudes in young athletes. Journal of Sports Science and Medicine, 9, 4, 605-611.
[5] Gonçalves, CE, Coelho e Silva, M., Carvalho, H.M., Gonçalves, A. (2011) Why do they engage in such hard programs? The search for excellence in youth Basketball. Journal of Sports Science and Medicine, 10, 3,458-464.
[6] De Bruin, A., Rikers, R., & Schmidt, H.(2007). The influence of achievement motivation and chess-specific motivation on deliberate practice. Journal of Sport & Exercise Psychology, 29, 561-583
[7] Smith, R., Smoll, F., & Hunt, E. (1977). A system for the behavioral assessment of athletic coaches. Research Quarterly, 48, 401-407.
[8] Smoll, F., & Smith, R. (2002). Coaching behavior research and intervention in youth sports. In F. Smoll & R. Smith (Eds.), Children and Youth in Sport: a Biopsychosocial Perspective (pp. 211-234). Dubuque. Kendall/Hunt.
[9] Côté, J., Strachan, L. & Fraser-Thomas, J. (2009). Participation, personal development and performance through youth sport. In N. Holt (Ed.) Positive Youth Development through Sport (pp. 34-46). London, Routledge.
[10] Jackson, B., Knapp, P., & Beauchamp, M. (2009).The coach-athlete relationship: a tripartite efficacy perspective. The Sport Psychologist, 23, 203-232
[11] Williams, J. (2001). Applied Sport Psychology. Moutain View, California: Mayfield Publishing Company
[12] Smith, D. & Bar-Eli, M. (2007) Essential readings in sport and exercise psychology. Human Kinetics publishers, Champaign Illino
[13] Slaikeu, K, Trogolo, R. (1998). Focused for Tennis. Champaign, IL: Human Kinetics
Weinberg, R.& Gould, D. (2007). Foundations of Sport and Exercise Psychology. Human Kinetics publishers, Champaign Illinois
[14] Orlick, T. (1990). In pursuit of Excellence. Champaign, IL: Human Kinetics
Lynch, J., Scott, W. (1999). Running Within. Champaign, IL: Human Kinetics
[15] Nideffer, R. (1992). Psyched to win. Champaign, IL: Human Kinetics
[16] Hanton, S., Mellalieu, S. (2006). Literature reviews in sport psychology. New York: Nova Science