Optimização do Rendimento Desportivo

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03920180
Área Científica
Treino Desportivo
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Metodologia do treino.

Fisiologia do exercício.

Bioquímica do exercício.

Biomecânica.

Métodos de Ensino

Em função dos módulos em que se baseia a estrutura da unidade curricular, as sessões de contacto assumirão um caracter de conferência (Módulo A) ou de prática laboratorial (Módulos B e C).

Resultados de Aprendizagem

Após a frequência do curso, os doutorandos deverão: [1] Conhecer as vantagens e limitações na utilização dos principais marcadores biológicos da fadiga em função dos objetivos do treino. [2] Conhecer a importância e potencial informativo de estratégias não invasivas no controlo da adaptação à carga de treino. [3] Conhecer a importância da monitorização imunitária em atletas de elevado rendimento e a relevância neste processo da IgA salivar. [4] Conhecer diferentes protocolos específicos de avaliação e controlo do treino de desenvolvimento laboratorial e de terreno. [5] Possuir uma análise crítica sobre os principais tópicos de investigação sobre utilização de diferentes marcadores de fadiga, identificando aspetos equívocas na literatura merecedores de futura investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

[1] Modelação e monitorização da capacidade de desempenho.[2] Utilização de marcadores biológicos fisiológicos no controlo da carga e da adaptação.[3] Metodologias não invasivas: a) Variabilidade da Frequência Cardíaca (HRV).b) Controlo dos estados de humor (POMS), e da perceção do estado de fadiga (Cr10Borg).[4] Resposta da imunidade inata e adquirida. [5] A importância do equipamento desportivo na otimização do desempenho desportivo.[6] Repercussões do equipamento desportivo e respetiva afinação em alterações biomecânicas e fisiológicas na técnica desportiva.[7] Linhas de investigação associadas ao equipamento desportivo.[8] Avaliação laboratorial: preparação do laboratório/atleta; qualidade e garantia dos procedimentos utilizados nos laboratórios de fisiologia do exercício; preparação pré teste; [9] Determinação da potência e capacidade anaeróbia máxima, do limiar anaeróbio e do consumo máximo de oxigénio.[10]Protocolos de avaliação aplicados a diferentes modalidades desportivas.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Manuel Pinto Lopes Rama

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalho: 100.0%

Bibliografia

[1]      Dabnichki P (1999). Biomechanical testing and sport equipment design. Sports Engineering 1 2 93-105.

[2]      Kellmann, M., & Gunther, K. D. (2000). Changes in stress and recovery in elite rowers during preparation for the Olympic Games. Med Sci Sports Exerc, 32(3), 676-683.
Lopes, R. F., Osiecki, R., & Rama, L.. (2011). Biochemical Markers During and After an Olympic Triathlon Race. Journal of Exercise Physiologyonline, 14.

[3]      Meeusen, R., Nederhof, E., Buyse, L., Roelands, B., De Schutter, G., & Piacentini, M. F. (2008). Diagnosing overtraining in athletes using the two bout exercise protocol. Br J Sports Med, bjsm.2008.049981.

[4]      Rama, L., Alves, F., & Teixeira, A. (2010). Hormonal, Immune, Autonomic and Mood State variation in the initial Preparation phase of a Winter Season in Portuguese Male Swimmers. Paper presented at the XIth International Synposium for Biomechanics and Medicine in Swmming, Oslo.