Seminários de Economia
2
2017-2018
03672085
Economia
Português
Inglês
Presencial
Semestral
7.5
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Os conhecimentos adquiridos durante a parte escolar do Programa de Doutoramento.
Métodos de Ensino
A uc decorre nas duas escolas e consiste na apresentação de diversos temas de investigação e metodologias.
Na EEGUM, cada aluno deve redigir um ensaio sobre um dos tópicos apresentados, tendo de assistir a pelo menos 2 seminários do NIPE.
Na FEUC, cada estudante deve apresentar uma proposta com dois textos à sua escolha. São exigidas duas apresentações e, após a última apresentação, é entregue um ensaio. Os estudantes devem assistir a pelo menos 2 seminários do GEMF.
A avaliação final resulta da média simples das classificações obtidas nas atividades previstas..
Resultados de Aprendizagem
1. Desenvolver capacidades de aprendizagem e de realização de atividades de investigação que permitam a condução autónoma de trabalhos científicos em economia.
2. Identificar lacunas, falhas ou outro tipo de fragilidades que permitam desenvolver ideias originais e enriquecer a teoria económica.
3. Comunicar de forma clara as conclusões dos trabalhos científicos desenvolvidos, conhecimento e racionalidade a elas subjacente, a audiências diversas.
4. Compreender as técnicas e métodos que permitam a condução de trabalhos de investigação em economia.
5. Desenvolver competências de avaliação do rigor, validade e relevância de trabalhos de investigação científica publicada.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Metodologia de investigação
2. Temas diversos de investigação em Economia
Nesta unidade curricular, pretende-se que alunos sejam expostos às mais variadas propostas científicas, com o fito de potenciar a sua capacidade criativa. Neste contexto, são convidados conferencistas nacionais e internacionais para darem testemunho das suas práticas de investigação.
Docente(s) responsável(eis)
Paulino Maria Freitas Teixeira
Métodos de Avaliação
Avaliação
média simples das classificações obtidas nas atividades (em cada uma das Universidades : 100.0%
Bibliografia
n.a.