Opções de Economia Avançada II

Ano
2
Ano lectivo
2015-2016
Código
03672103
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Matemática (Álgebra e Cálculo), Estatística, Econometria – 1.º ciclo. Bases elementares de programação também constituem uma vantagem

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino são mistas, sendo compostas por metodologias passivas e ativas, em função do tópico a lecionar e do objetivo a atingir. Na apresentação do suporte conceptual dos tópicos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, sempre que possível recorrendo a exemplos ilustrativos para sedimentar as aprendizagens.

Outros tópicos de cariz mais aplicado recorre-se a metodologias de ensino ativas, em que o estudante participa na resolução de problemas.

Resultados de Aprendizagem

O principal objetivo da disciplina consiste em proporcionar aos alunos o acesso a instrumentos correntes de análise do comportamento de agentes económicos individuais (empresas e indivíduos). Para tal conjugam-se modelos económicos, técnicas econométricas e de tratamento de dados. Pretende imprimir-se um cariz aplicado à disciplina sem, contudo, afectar a consistência conceptual das matérias expostas. Deste modo se procura, também, incentivar o interesse por ulterior trabalho de investigação nestas áreas. No final da disciplina, o aluno deve ainda ser capaz de utilizar a um nível avançado o STATA, a nível de programação, em todas as etapas do desenvolvimento de um estudo de microeconométrico.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução: Modelos probabilísticos e de regressão; dados seccionais, temporais e de painel; regressão e projeção; inferência estatística. Métodos de estimação e testes: máxima verosimilhança; mínimos quadrados; variáveis instrumentais; GMM. Modelos para variáveis dependentes limitadas: modelos de escolha discreta; dados de contagem; dados censurados; seleção endógena. Dados de painel: modelo de efeitos individuais; efeitos aleatórios e efeitos fixos. Tópicos adicionais: bootstrap; regressão por quantis.

Docente(s) responsável(eis)

José Maria Ruas Murteira

Métodos de Avaliação

Avaliação
elaboração de um trabalho (50%) e exame final (50%) : 100.0%

Bibliografia

  • Cameron, A. C. and P. K. Trivedi (2005). Microeconometrics : methods and applications. New York, NY, Cambridge University Press.
  • Cameron, A. C. and P. K. Trivedi (2009). Microeconometrics Using Stata, Stata Press.
  • Wooldridge, J. M. (2002). Econometric analysis of cross section and panel data. Cambridge, Mass., MIT Press.
  • Cameron, A. C. and P. K. Trivedi (1998). Regression analysis of count data. Cambridge, UK ; New York, NY, USA, Cambridge University Press.
  • Baum, C. F. (2009). "An introduction to Stata programming." Stata Press books.