Projecto de Tese

Ano
2
Ano lectivo
2015-2016
Código
03672114
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos adquiridos durante a parte escolar do Programa de Doutoramento.

Métodos de Ensino

É adotada a metodologia de projeto. O aluno elabora a proposta de tese sob a orientação de um docente indicado para o efeito.

Após a aprovação no Qualifying Exam, no final do 1º ano, cada aluno seleciona, um conjunto de possíveis tópicos. A definição do tópico de dissertação e da metodologia será aperfeiçoada no âmbito da uc Seminários de Investigação. Segue-se o trabalho de elaboração da proposta de tese, em relação muito próxima com o orientador. A apresentação e discussão da proposta de tese é feita em Abril, sendo para o efeito designado um júri composto pelos coordenadores .

Resultados de Aprendizagem

O estudante deverá ser capaz de: (i) analisar, interpretar, discutir e sintetizar as principais contribuições da literatura para o tópico escolhido na área científica da Economia; (ii) formular questões de investigação relevantes; (iii) identificar e discutir a metodologia apropriada para responder às questões formuladas; (iv) redigir uma proposta de tese original, fazendo adequado uso dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares anteriores; (v) apresentar oralmente uma proposta de investigação.

A unidade curricular procura desenvolver junto dos alunos a capacidade de utilizar os conhecimentos apreendidos tendo em vista a formulação de uma proposta de tese original. Visa igualmente o desenvolvimento da capacidade de comunicação escrita e oral de uma proposta de natureza científica.

Estágio(s)

Não

Programa

Uma vez que a unidade curricular se baseia na metodologia de projeto, não existe um conteúdo programático específico para a mesma. A proposta de tese é elaborado pelo aluno, sob estrita orientação de um docente indicado para o efeito. O tema escolhido deve ser adequado para um Doutoramento em Economia.

Docente(s) responsável(eis)

Paulino Maria Freitas Teixeira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Elaboração do projeto de tese : 100.0%

Bibliografia

Bell, J. (2010). Doing Your Research Project: A Guide for First-time Researchers in Education, Health and Social Science. Berkshire: Open University Press. 5ª edição.

Blaxter, L., Hughes, C. e Tight, M. (2010). How to Research. Berkshire: Open University Press. 4ª edição

Cryer, P. (2006). The Research Student's Guide to Success. Berkshire: Open University Press. 3ª edição