Farmacotoxicologia Bioquímica

Ano
5
Ano lectivo
2021-2022
Código
02551591
Área Científica
Opcional
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deve possuir conhecimentos fundamentais de Química Orgânica, Química Analítica, Biologia Molecular, Bioquímica, Anatomofisiologia, Patologia, Bioquímica Clínica, Farmacologia e Toxicologia Geral.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas são expostos os conceitos sobre diferentes mecanismos de desregulação dos diferentes órgãos induzidos por fármacos, procurando integrar essa informação com a orientação para a procura e aquisição de conhecimentos necessários aos objetivos definidos. Os estudantes são estimulados a intervir durante a aula analisando casos práticos, para que as aulas ilustrem aspetos relevantes facilitando a consolidação de conceitos e ensinem a identificar problemas e os mecanismos de toxicidade dos fármacos.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular, de carácter pluridisciplinar no âmbito dos mecanismos da toxicidade de fármacos, tem como principal objectivo permitir ao futuro Mestre em Ciências Farmacêuticas a aquisição de conhecimentos sobre a disposição de fármacos no organismo humano, com particular relevo para (i) perceber quais os factores que influenciam os efeitos tóxicos (ii) saber quais os tipos de efeitos tóxicos dos fármacos e seus mecanismos (iii) saber analisar as alterações nos biomarcadores dos diferentes órgãos para entender os mecanismos de toxicidade (iv) e adquirir conhecimentos que lhe sejam úteis não só no desenvolvimento de novos fármacos mas principalmente no aconselhamento e orientação ao doente aquando da dispensa de medicamentos. 

Estágio(s)

Não

Programa

- Revisão geral sobre fundamentos de Toxicologia; Intoxicação por medicamentos, epidemiologia e tratamento; Intoxicações agudas e crónicas;

- Toxicocinética de fármacos: Absorção, distribuição e acumulação, biotransformação e excreção; Curvas de equilíbrio sérico e monitorização da terapêutica;

- Órgãos alvos e toxicodinâmica: Mecanismos gerais de acção tóxica e biomarcadores de previsão e de diagnóstico de toxicidade dos diferentes órgãos; Fármacos e mecanismos de hematotoxicidade, hepatotoxicidade, nefrotoxicidade, genotoxicidade, cardiotoxicidade e neurotoxicidade;

- Biomarcadores de previsão de toxicidade nos diferentes órgãos de acordo com a FDA e EMEA.

- Toxicidade mitocondrial induzida por fármacos, biomarcadores e importância no desenvolvimento de novos fármacos

- Monitorização da terapêutica e controlo biológica do paciente.

- Importância da Farmacotoxicologia Bioquímica no desenvolvimento de novos medicamentos e no aconselhamento e/ou orientação farmacêutica ao doente.

Docente(s) responsável(eis)

José Barata Antunes Custódio

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Trabalho de investigação: 15.0%
Projecto: 15.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

- Human Toxicology of Chemical Mixtures. Harold I. Zeliger (editor). William Andrew Publishing, 2011.

- CASARETT AND DOULL’S Toxicology: the basic science of poisons. 8th Ed. Curtis D. Klaassen, Editor. USA: McGraw-Hill Companies, 2013.

- Period Journals of Basic & Clinical Pharmacology & Toxicology