Gestão de Informação em Saúde

Ano
5
Ano lectivo
2021-2022
Código
02551605
Área Científica
Opcional
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de deontologia e legislação farmacêutica, organização e gestão farmacêutica e preparações de uso veterinário.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas de exposição e discussão.

Resultados de Aprendizagem

Contribuir para uma formação integral do farmacêutico através do fornecimento de um conjunto de saberes importantes para a gestão, informação e comunicação em farmácia de oficina.

Fornecimento de um conjunto de conhecimentos sobre produtos de saúde e dispositivos médicos no âmbito da farmácia de oficina que permitirão ao farmacêutico adquirir competências para, perante a variedade de produtos existentes no mercado, escolher aquele que mais se adequa às necessidades do utente, fornecer as informações necessárias para a sua correta utilização e esclarecer dúvidas que surjam relativamente a esse ou outros produtos.

Fornecimento de um conjunto de saberes fundamentais para a formação profissional do farmacêutico de oficina.

Estágio(s)

Não

Programa

Estratégias de comunicação, gestão e informação em produtos de saúde. Importância da comunicação na promoção da saúde. Atitudes e comportamentos facilitadores da comunicação. Como comunicar para informar, esclarecer e fidelizar o utente.

 Gravidez. Cuidados durante a gravidez.

Alimentação do lactente.

 Homeopatia e medicamentos homeopáticos. Conceitos gerais. Homeopatia em situações passíveis de automedicação na farmácia.

 Saúde animal.

Terapia compressiva na doença venosa crónica

Ostomia.

Produtos de ortopedia.

Suplementos alimentares. 

Docente(s) responsável(eis)

Victoria Bell

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

MATOS, António Albuquerque et al. - Recomendações no diagnóstico e tratamento da doença venosa crónica. Porto: Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular, 2011

FIP - FIP reference paper on the effective utilization of pharmacists in improving maternal, newborn and child health (MNCH) FIP, 2012.

INTERNATIONAL PHARMACEUTICAL FEDERATION - Counselling, Concordance, Communication: innovative education for pharmacists. 2nd. ed. FIP, 2012. ISBN 97805218387

YAHEYA, Mohammad; ISMAIL, Mohammad - Drug-food interactions and role of pharmacist. Asian Journal of Pharmaceutical and Clinical Research. . ISSN 09742441. 2:4 (2009) 1–10.

AMERICAN COLLEGE OF SURGEONS - What Is a Colostomy/ Ileostomy?.