Bacteriologia Clínica

Ano
1
Ano lectivo
2025-2026
Código
02556150
Área Científica
Ciências e Tecnologias da Saúde
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Microbiologia Geral, Bioquímica I e II, Biologia Celular e Biologia Molecular

Métodos de Ensino

As aulas teóricas baseiam-se no modelo clássico de transmissão de conhecimentos, apoiadas em apresentações de “power-point”. Durante a aula são colocadas questões com o objectivo de estimular a participação dos alunos e avaliar a apreensão dos assuntos leccionados. Desta forma corrigem-se as limitações da exposição dogmática permitindo uma interacção pedagógica entre professor e aluno.

Nas aulas laboratoriais executam-se os trabalhos propostos no programa laboratorial.

Resultados de Aprendizagem

O estudante deve obter conhecimentos sobre bacteriologia clínica, em que numa 1ª fase vai:

Conhecer os principais grupos de bactérias, as infecções que causam, com referência a mecanismos de patogénese e factores de virulência e os vários agentes antibacterianos disponíveis para a sua terapêutica. Conhecer a morfologia e características fisiológicas dos agentes infecciosos para a identificação laboratorial.

Numa 2ª fase, interligando os conhecimentos anteriores aplicá-los ao diagnóstico laboratorial de infecções dos vários sistemas do corpo humano, em que o estudante deve saber e perceber como fazer a abordagem das amostras clínicas, para cultivar e identificar as bactérias responsáveis pelas diversas etiologias, e interpretação dos perfis de susceptibilidade aos agentes antibacterianos

Os conhecimentos vão permitir a aquisição de competências na área do diagnóstico laboratorial bacteriano. Esta será fundamental ao desempenho do futuro analista clínico, como profissional de saúde.

Estágio(s)

Não

Programa

Programa Teórico

1.         Introdução à Bacteriologia Clínica

2.         Família de Enterobacteriaceae; bacilos de Gram negativo não fermentadores; Staphylococcus sp; Streptococcus sp; Enterococcus sp;.Neisseria sp; Haemophilus sp; Mycobacterium sp.: características gerais; mecanismos de patogénese e terapia.

3.         Agentes antimicrobianos: mecanismos de acção e de resistência, espectro de actividade. Métodos de determinação de susceptibilidade quantitativos e qualitativos.

Programa laboratorial

Isolamento e identificação de Enterobactérias, bacilos de Gram negativo não fermentadores, Staphylococcus sp, Streptococcus sp e Enterococcus sp.

Docente(s) responsável(eis)

Olga Maria Antunes Rodrigues Carvalho Cardoso

Métodos de Avaliação

Avaliação
Laboratorial (30%) – teste escrito (15%) e avaliação laboratorial (15%). : 30.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

Microbiology -a Human Perspective Ed. Nester, E. W., Roberts, C. E., Pearsall, N. N. Anderson, D. G. and Nester, M. T. 8th ed. McGraw Hill, Inc. 2016

Sherris’s Medical Microbiology: An Introduction to Infectious Diseases, K. J. Ryan & C. G. Ray. 6th ed. 2014. McGraw-Hill

Medical Microbiology, P. R. Murray, K. S. Rosenthal, M. A. Pfaller, 8Th ed. Elsevier Mosby 2016.

Manual de Antibióticos Antibacterianos .JC Sousa. Edições Universidade Fernando Pessoa 2005

Textbook of Diagnostic Microbiology, C. R. Mahon, G. Manuselis, 5th edition, W.B. Saunders Company2015

Manual of Clinical Microbiology, P R Murray, E J Baron, J H Jorgensen, M L Landry, M A Pfaller. 9th ed.. ASM press, Washington 2007

Microbiologia Médica, Helena Barroso, António Meliço-Silvestre e Nuno Taveira, Volume 1 Lidel Ed Técnicas 2014