Fisiopatologia II
1
2018-2019
02556556
Ciências e Tecnologias da Saúde
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Sólida formação em Biologia Celular, Bioquímica e Anatomofisiologia Humana.
Métodos de Ensino
Cada tema foi abordado sob a forma de palestras com especialistas de cada uma das áreas.
A avaliação foi realizada no final de cada módulo e a classificação final resultou da média ponderada de cada módulo.
Resultados de Aprendizagem
No final do curso o aluno deverá ser capaz de demonstrar:
Conhecimentos das causas e dos mecanismos que explicam as manifestações encontradas nos principais síndromes e doenças, numa perspectiva que vai do sistema e do aparelho até à molécula.
Aptidões de raciocínio crítico, aplicadas à interpretação dos mecanismos fisiopatológicos.
Atitudes de pesquisa da informação que levem a utilizar, duma forma adequada, individualmente ou em grupo, todos os recursos humanos e tecnológicos disponíveis para a aprendizagem da fisiopatologia.
Estágio(s)
NãoPrograma
Apresentação de casos práticos em diversas patologias.
Fisiopatologia do aparelho respiratório (DPOC e Asma)
Patologias tropicais
Desenvolvimento do cancro, a sua ligação genética e as bases moleculares de terapêutica
Obesidade, diabetes e complicações cardiovasculares
Fisiopatologia do aparelho digestivo
Fisiopatologia do sistema renal – Alterações hidroelectoliticas
Doenças neurodegenerativas
Fisiopatologia do envelhecimento
Fisiopatologia da criança.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Teresa da Teixeira Cruz Rosete
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 100.0%
Bibliografia
MCPHEE, S.J.; GANONG, W.F. Pathophysiology of Disease: An Introduction to Clinical Medicine. 5th Edition. MacGraw-Hill, 2006.
NOWAK, T.J.; HANDFORD, A.G. Pathophysiology: Concepts and Applications for Health Care Professionals. 3rd Edition. McGraw-Hill, 2004.
NOWAK, T.J.; HANDFORD, A.G. Essentials of Pathophysiology. Wm. C. Brown Publishers, 1994.
GUYTON, A.C. Fisiologia y fisiopatología. 5ª ed. McGraw-Hill, 1994.