Acompanhamento Farmacoterapêutico II

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02556578
Área Científica
Ciências e Tecnologias da Saúde
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Sólida formação em Biologia Celular, Bioquímica, Anatomofisiologia, Fisiopatologia, Farmacologia e Farmacoterapia.

Métodos de Ensino

Desenvolvem-se estratégias e procedimentos dinâmicos, com o objetivo de conquistar a participação ativa do estudante, desafiando-o a procurar constantemente solução para os problemas. Nesta modalidade de ensino, a prática pedagógica tem metas definidas que expressam diferentes níveis de desenvolvimento de competências pessoais, instrumentais e interpessoais, bem como a habilidade e a destreza profissional.

Após a integração teórica, as aulas funcionam como sessões práticas de resolução de casos clínicos, com recurso a uma sistemática de Acompanhamento Farmacoterapêutico e Revisão da Medicação.

Resultados de Aprendizagem

Dotar o estudante de competências com vista a uma gestão integrada e contínua da prestação de cuidados de saúde a grupos de doentes crónicos com o intuito de melhorar os resultados clínicos, económicos e humanísticos. Conferir capacidades que permitam otimização da informação fornecida ao doente e incentivar uma maior adesão às estratégias terapêuticas. O farmacêutico clínico tem de desenvolver novas competências de comunicação, busca de informação, sentido crítico, comportamento ético, trabalho em equipa e liderança. Tem ainda de aprender a sistematizar e a registar a sua atuação consoante o tipo de serviço prestado.

Estágio(s)

Não

Programa

Resolução de casos práticos de abordagem sistemática de situações clínicas envolvendo infeção, diabetes, obesidade, doença gastrointestinal, doença renal e alterações hidroeletrolíticas, doenças neurodegenerativas e doença oncológica. Resolução de casos práticos envolvendo situações especiais tais como a das crianças e a dos idosos.

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Vitória Neves de Figueiredo Santos Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Caramona, M.; Vitória, I; Teixeira, M.; Alcobia, A.; Almeida, P.; Horta, R.; Reis, L. – Normas de Orientação Terapêutica. Lisboa: Ordem dos Farmacêuticos, 2011.
Fauci, A.;Braunwald, E.; Kasper, D.; Hauser, S.; Longo, D.; Jameson, J.; Loscalzo, J. – Harrison Medicina Interna. 17ª ed.McGrawHill, 2009.
Goodman & Gilman’s – The pharmacological basis of therapeutics. 11th ed. New York [etc.]: McGraw-Hill. 2006.
Guimarães, S.; Moura, D.; Soares da Silva, P. – Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas – Manual de Farmacologia e Farmacoterapia. 5ª ed. Porto: Porto Editora, 2006. ISBN 972-0-06029-8. Alldredge, Brian K. et al. (Eds.) – Koda-Kimble and Young’s Applied Therapeutics: the Clinical Use of Drugs. 10th International Edition. Philadelphia, USA: Lippincott Williams & Wilkins, Wolters Kluwer Health, 2013. ISBN: 9781451175769.
Midlov, P.; Eriksson, T.; Kragh, A. – Drug-Related Problems in the Elderly. UK: Springer Science and Business Media B. V., 2009. ISBN 978-90-481-2445-9.