Seminários Temáticos

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02556640
Área Científica
Áreas Afins
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Deontologia e Legislação Farmacêutica, Farmacologia, Medicamentos.

Métodos de Ensino

Cada tema foi abordado sob a forma de palestras com especialistas de cada uma das áreas.

Resultados de Aprendizagem

Abordagem dos avanços recentes operados na problemática do medicamento e da investigação medicamentosa. Reflexão e análise de várias questões decorrentes desses avanços à luz dos conceitos éticos aplicáveis ao medicamento e à sua investigação.
Fornecimento de conceitos que permitam articular a ética em saúde com o medicamento e o doente.
Análise de alguns casos práticos relevantes para a resolução de problemas decorrentes do exercício profissional e científico para os profissionais de saúde.

Estágio(s)

Não

Programa

Investigação biomédica.
Grupos medicamentosos contemporâneos: análise de várias questões relacionadas com a sua investigação, comercialização e consequências sociais; estudos de caso para Portugal.
O processo de industrialização e de globalização do medicamento e da produção medicamentosa; estudos de caso para Portugal.
Os problemas de saúde da actualidade e a sua relação com a farmácia e o medicamento; estudo de algumas questões portuguesas.
Medicamento e sociedade.
Ética e deontologia: códigos deontológicos e códigos de ética; a investigação medicamentosa, os ensaios clínicos, a prescrição e a cedência de medicamentos sob o ponto de vista ético e deontológico; laboratórios de investigação; indústria farmacêutica, farmácias hospitalares e farmácia de oficina.
Alguns estudos de caso para Portugal.

Docente(s) responsável(eis)

João José Martins Simões Sousa

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é realizada no final de cada módulo e a classificação final resulta da média ponderada de cada módulo apresentado: 100.0%

Bibliografia

MARTINHO DA SILVA P. – Investigação Biomédica, Reflexões éticas. Gradiva, 2008
Lei n.º 46/2004, de 19 de Agosto - Aprova o regime jurídico aplicável à realização de ensaios clínicos com medicamentos de uso humano
Lei nº 21 de 2014 de 16 de Abril (Lei da Investigação Clínica)
Decreto-Lei n.º 102/2007, de 2 de Abril
Lei nº 12/2005 de 26 de Janeiro - Informação genética pessoal e informação de saúde
LÓPEZ GUZMAN, J. — Etica en la industria farmaceutica: entre la economia y la salud, Pamplona, Ediciones Universidad de Navarra, 2005.
PITA, João Rui; PEREIRA, Ana Leonor — “A Europa científica e a farmácia portuguesa na época contemporânea”, Estudos do Século XX, 2, 2002, pp. 231-266.
PITA, João Rui — "Ciências médico-farmacêuticas e normalização social". In: Portugal— Brasil. Uma visão interdisciplinar do Século XX. Actas do Colóquio, 2 a 5 de Abril de 2003, Coimbra, Quarteto, 2003, pp. 405-436.
SERRÃO, Daniel; NUNES, Rui (Coord.) — Ética em cuidados de saúde, Porto, Porto Editora, 1998.