Biologia do Envelhecimento

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02466654
Área Científica
Biologia e Genética
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Antes de iniciar esta unidade curricular, o aluno deverá ter obtido conhecimentos gerais sobre a composição molecular e função dos organelos a nível celular, assim como as funções das células e tecidos que fazem parte do organismo humano. O aluno deve também ter conhecimentos básicos sobre o metabolismo celular e ter noções sobre os processos de sinalização inter- e intracelular.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e teórico-práticas.  

Resultados de Aprendizagem

A UC Biologia de Envelhecimento tem os seguintes objetivos: 1) Identificar as alterações fisiológicas que ocorrem durante o envelhecimento; 2) Descrever as teorias do envelhecimento; 3) Analisar a disfunção do sistema nervoso como paradigma do envelhecimento; 4) Descrever as consequências celulares da disfunção mitocondrial a nível da disfunção bioenergética, formação de radicais livres e stresse oxidativo, morte celular por apoptose (e necrose) e disfunção da proteólise tendo em conta o papel do sistema ubiquitina-proteassoma e da autofagia; 5) Descrever as disfunções metabólicas associadas à diabetes mellitus de tipo II e aterosclerose no idoso; 6) Rever as bases  moleculares dos mecanismos comuns de neurodegenerescência; 7) Analisar a importância da formação de agregados proteícos nas doenças neurodegenerativas; e 8) Descrever as características neuropatológicas das doenças de Parkinson e Alzheimer.9) Analisar potenciais terapeuticas anti-envelhecimento.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Modificações fisiológicas no idoso. Teorias gerais de envelhecimento.

2. Modificações da função mitocondrial com o envelhecimento. Papel dos radicais livres.

3. Disfunções metabólicas no idoso: diabetes e aterosclerose

4. Disfunções do sistema nervoso no idoso: doença de Parkinson e doença de Alzheimer.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Cristina Carvalho Rego

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

  - Sinclair D.A., Guarente L. (2006) Scientific American, p. 30-37.

- Finkel T., Serrano M., Blasco M. A. (2007) Nature 448: 767-774.

- Chu CT et al. (2013) Nat Cell Biol. 15(10):1197-205.

- Cuervo AM. (2008) Trends Genet. 24(12):604-12.

- Banerjee R, Beal MF, Thomas B. (2010) Trends Neurosci. 33(12):541-9.

- Rego AC, Oliveira CR. (2003) Neurochem Res. 28(10):1563-74.

- Siegel GJ, Albers RW, Brady S, Price DL (2006) “Basic Neurochemistry: Molecular, Cellular and Medical Aspects”, 7ª Ed., Elsevier Academic Press.

 - Manuel Teixeira Veríssimo, (2014) “Geriatria fundamental – saber e praticar “.