História e Periodização da Literatura Portuguesa I
1
2022-2023
02350633
Literatura
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio total e sólido da língua portuguesa. Conhecimento dos principais textos canónicos da literatura portuguesa dos séculos XIII a XVIII.
Métodos de Ensino
O ensino será de índole seminarial. Para além da exposição teórica levada a cabo pelo docente, que lançará mão de diversas estratégias e de diversos instrumentos de apoio didático, será valorizado o contributo ativo crítico dos alunos, tanto no que concerne à apresentação especializada de temas para debate como na problematização continuada dos principais conteúdos a tratar.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular tem por objetivo refletir criticamente sobre o entendimento da Literatura Portuguesa como fenómeno diacrónico, num arco temporal que parte da Idade Média e segue até meados do século XVIII, sempre em articulação com outras práticas discursivas. Proceder-se-á, por um lado, à indagação dos pressupostos teóricos que estão na base de paradigmas de historiografia literária vigentes em distintos cenários epocais, nomeadamente dos séculos XIX e XX, e a uma atenta exploração de propostas metodológicas mais recentes. Procurar-se-á, por outro, e mediante a análise crítica de um corpus textual selecionado, abordar determinadas situações de carácter tensional e com manifesto interesse para a compreensão da problemática da evolução literária.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. História Literária, Periodização e Ensino da Literatura: práticas de investigação e de transmissão didáctica e pedagógica. Breve reflexão.
2. A Periodização da Literatura Portuguesa: da Idade Média ao Neoclassicismo. Pressupostos e principais modelos de disposição narrativa.
2.1. A Idade Média. Da construção romântica à perspetiva pós-moderna.
2.2. Humanismo, Renascimento e Classicismo: génese, padrões de diferenciação e efeitos de sobreposição.
2.3. Maneirismo: emergência do conceito e condições de existência.
2.4. Barroco luso-brasileiro e peninsular.
2.5. Neoclassicismo: matrizes fundacionais e horizonte de movência.
3. Novos desafios na investigação e no ensino da Literatura Portuguesa da Idade Média ao Neoclassicismo: uma síntese.
Docente(s) responsável(eis)
Albano António Cabral Figueiredo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de investigação: 60.0%
Bibliografia
MARNOTO, R. (2010). História Crítica da Literatura Portuguesa. Vol. IV (Neoclassicismo e PréRomantismo). Lisboa: Verbo.
PERKINS, D. (1992). Is Literary History possible? Baltimore, J. Hopkins U. Press.
PIRES, M., e CARVALHO, J. de (2001). História Crítica da Literatura Portuguesa. Vol.III (Maneirismo e Barroco). Lisboa: Verbo.
ARMAND, A. (1993). L´histoire littéraire: théories et pratiques. Paris: BertrandLacoste.
BERNARDES, J. (1999). História Crítica da Literatura Portuguesa. Vol. II (Humanismo e Renascimento). Lisboa: Verbo.
BERNARDES, J.. (2002). História literária e ensino da Literatura. In II Jornadas CientíficoPedagógicas de Português (pp.1539). Coimbra: Almedina.
CUNHA, C. (2002). A construção do discurso da história literária portuguesa do século XIX. Braga: Univ. do Minho.
DIAS, A. (1998). História Crítica da Literatura Portuguesa. Vol. I (Idade Média). Lisboa: Verbo.
HUTCHEON, L., & VALDÉS, M. (Orgs.) (2002). Rethinking Literary History. Oxford, O. University Press.