História e Periodização da Literatura Portuguesa I

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02350633
Área Científica
Literatura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio total e sólido da língua portuguesa. Conhecimento dos principais textos canónicos da literatura portuguesa dos séculos XIII a XVIII.

Métodos de Ensino

O ensino será de índole seminarial. Para além da exposição teórica levada a cabo pelo docente, que lançará mão de diversas estratégias e de diversos instrumentos de apoio didático, será valorizado o contributo ativo crítico dos alunos, tanto no que concerne à apresentação especializada de temas para debate como na problematização continuada dos principais conteúdos a tratar.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem por objetivo refletir criticamente sobre o entendimento da Literatura Portuguesa  como fenómeno diacrónico, num arco temporal que parte da Idade Média e segue até meados do século XVIII, sempre em articulação com outras práticas discursivas. Proceder-se-­á, por um lado, à indagação dos pressupostos teóricos que estão na base de paradigmas de historiografia literária vigentes em distintos cenários epocais, nomeadamente dos séculos XIX e XX, e a uma atenta exploração de propostas metodológicas mais recentes. Procurar-­se-­á, por outro, e mediante a análise crítica de um corpus textual selecionado, abordar determinadas situações de carácter tensional e com manifesto interesse para a compreensão da problemática da evolução literária.

Estágio(s)

Não

Programa

1. História Literária, Periodização e Ensino da Literatura: práticas de investigação e de transmissão didáctica e pedagógica. Breve reflexão.

2. A Periodização da Literatura Portuguesa: da Idade Média ao Neoclassicismo. Pressupostos e principais modelos de disposição narrativa.

2.1. A Idade Média. Da construção romântica à perspetiva  pós-­moderna.

2.2. Humanismo, Renascimento e Classicismo: génese, padrões de diferenciação e efeitos de  sobreposição.

2.3. Maneirismo: emergência do conceito e condições de  existência.

2.4. Barroco luso-brasileiro e peninsular.

2.5. Neoclassicismo: matrizes fundacionais e horizonte de  movência.

3. Novos desafios na investigação e no ensino da Literatura Portuguesa da Idade Média ao Neoclassicismo: uma síntese.

Docente(s) responsável(eis)

Albano António Cabral Figueiredo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de investigação: 60.0%

Bibliografia

MARNOTO, R. (2010). História Crítica da Literatura Portuguesa. Vol. IV (Neoclassicismo e Pré­Romantismo). Lisboa: Verbo.

PERKINS, D. (1992). Is Literary History possible? Baltimore, J. Hopkins U.  Press.

PIRES, M., e CARVALHO, J. de (2001). História Crítica da Literatura Portuguesa. Vol.III (Maneirismo e Barroco). Lisboa: Verbo.

 

ARMAND, A. (1993). L´histoire littéraire: théories et pratiques. Paris:  Bertrand­Lacoste.

BERNARDES, J. (1999). História Crítica da Literatura Portuguesa. Vol. II (Humanismo e Renascimento). Lisboa: Verbo.

BERNARDES, J.. (2002). História literária e ensino da Literatura. In II Jornadas Científico­Pedagógicas de Português (pp.15­39). Coimbra: Almedina.

CUNHA, C. (2002). A construção do discurso da história literária portuguesa do século XIX. Braga: Univ. do Minho.

DIAS, A. (1998). História Crítica da Literatura Portuguesa. Vol. I (Idade Média). Lisboa: Verbo.

HUTCHEON, L., & VALDÉS, M. (Orgs.) (2002). Rethinking Literary History. Oxford, O. University  Press.