Avaliação Global do Idoso

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02466764
Área Científica
Avaliação do Idoso
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

 Licenciatura/mestrado integrado em Medicina ou Medicina Dentária.   

Métodos de Ensino

Presencial.

Resultados de Aprendizagem

Saber: em que consiste a avaliação global do idoso; por que instrumentos é composta; saber aplicar cada um dos instrumentos; saber reconhecer o interesse da avaliação global.

Estágio(s)

Não

Programa

Definição e interesse da avaliação global;  cada uma das componentes da avaliação global (avaliação física, avaliação funcional, avaliação social, avaliação mental). 

Docente(s) responsável(eis)

Manuel Teixeira Marques Verissimo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Katz S, Ford AB, Moskowitz RW, et al. Studies of illness in the aged. The

index of ADL A standardized measure of biological and psychosocial function.

JAMA 1963, 185:914-9.

Lawton MP, Brody EM. Assessment of older people: self-maintaining and

instrumental activities of daily living. Gerontologist 1969, 9:179-86.

Holden MK, Gill KM, Magliozzi MR. Gait assessment for neurologically

impaired patients. Standards for outcome assessment. Phys Ther 1986,

66:1530-9.

Folstein MF, Folstein SE, McHugh PR. Mini-mental state. A practical method for

grading the cognitive state of patients for the clinician. Journal of psychiatric

research. 1975, 12:189–98.

Yesavage JA, Sheikh JI. Geriatric Depression Scale (GDS): Recent evidence and

development of a shorter version. Clinical Gerontologist 1986, 5:165-73.

Rubenstein LZ, Harker JO, Salva A, et al. Screening for Undernutrition in

Geriatric Practice: Developing the Short-Form Mini Nutritional Assessment

(MNA-SF). J. Geront 2001, 56:M366-72.

Guigoz.