Patologia Vascular Periférica do Idoso

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02466852
Área Científica
Patologia Cardiovascular e Respiratória
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de fisiologia, fisiopatologia e patologia na área vascular periférica.

Métodos de Ensino

Palestras e mesas redondas para discussão.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer e ter sempre na mente as patologias do foro vascular periférico mais frequentes  nas pessoas idosas, por serem aquelas em que o  envelhecimento tem influência marcada, de modo a poder intervir na sua prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento atempado.

Estágio(s)

Não

Programa

Patologia arterial. Arteriosclerose, aterosclerose, e envelhecimento. Aterotrombose. Factores de risco, para além da idade. Aneurisma da aorta abdominal: semiologia, diagnóstico, tratamento (cirúrgico e endovascular). Isquémia crónica dos membros inferiores: semiologia, diagnóstico, tratamento. Índice de pressão tornozelo/braço como marcador de aterosclerose. Insuficiência vascular cerebral, lesões arteriais cervico-cranianas. Semiologia, diagnóstico, profilaxia, tratamento.

Patologia arterial vasospástica que surge e se agrava com a idade. Fenómeno de Raynaud secundário, síndroma de Raynaud. Etiopatogenia, quadro clínico, tratamento, profilaxia.

Patologia venosa – patologia da circulação de retorno.Varizes e síndroma varicosa. Mecanismos de adaptação da nossa espécie para a circulação de retorno dos membros inferiores. Varizes dos membros inferiores e suas complicações. Quadro clínico, exame objectivo, planeamento do tratamento. Medidas terapêuticas e profilácticas.

Docente(s) responsável(eis)

Lino Manuel Martins Gonçalves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Principles of Surgery - Schwartz, Short Practice of Surgery - Bailey , Haimovici's Vacular Surgery, Cirurgia -  Patologia e Clínica – Alves Pereira 2ª edição. Cap. 57, Doenças Vasospásticas