Interpretação de Dados Laboratoriais

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02556262
Área Científica
Ciências e Tecnologias da Saúde
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Fisiopatologia, Bioquímica Clínica, Imunologia, Hematologia, Endocrinologia.  

Métodos de Ensino

O ensino desta unidade curricular decorre de um modo interdisciplinar, sendo ministrado, essencialmente, por especialistas em áreas clínicas multidisciplinares. Assim, as aulas teóricas são ministradas de forma integrada com as teórico-práticas, centradas principalmente na discussão de casos e situações clínicas de âmbito multidisciplinar e desenvolvimento de temas relacionados com essas situações.

Outra componente relevante do ensino inclui a apresentação individual e a discussão de artigos no âmbito do Diagnóstico Laboratorial, que ajuda a aquisição das competências pretendidas.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular, ministrada no final da componente lectiva, engloba aulas teóricas integradas com aulas teórico-práticas, participativas, de discussão de casos clínicos de âmbito interdisciplinar e desenvolvimento dos temas relacionados com essas situações, visando a aquisição de conhecimentos de forma integrada e a sedimentação de conhecimentos adquiridos nas várias unidades curriculares, dirigidos à interpretação e aplicação clínica dos parâmetros analíticos e ensaios analíticos mais usados no diagnóstico laboratorial. Assim, pretende-se, essencialmente, conferir competências para a compreensão dos diversos parâmetros analíticos de modo integrado, no diagnóstico, na terapêutica e no controlo da doença.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa consiste na discussão de casos clínicos de âmbito interdisciplinar e desenvolvimento de temas relacionados com essas situações, tendo sempre em vista a compreensão, a inter-relação e a sedimentação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Os casos são típicos de situações patológicas e apresentados de modo simplificado, com os dados analíticos e clínicos mais relevantes, dando-se ênfase à discussão dos mecanismos responsáveis pelas alterações dos dados analíticos.
Estimula-se, também, a resolução de questões que requerem integração de conhecimentos e análise crítica, procurando-se uma melhor aprendizagem de temas tratados em várias unidades curriculares.
A participação activa do estudante com apresentação individual e discussão de trabalhos publicados no âmbito do Diagnóstico Laboratorial é outra componente relevante das aulas desta unidade, constituindo a componente teórico-prática.

Docente(s) responsável(eis)

Mário João Gonçalves Roque

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação individual e discussão de casos clínicos/artigos publicados, no âmbito do Diagnóstico Laboratorial: 20.0%
Exame: 80.0%

Bibliografia

- Clinical Biochemistry: An illustrated colour text, 5th Edition (2013), Gaw, A., Murphy, M.J., Cowan, R.A., O'Reilly, D. St.J., Stewart, M.J. and Shepherd, J., Churchill Livingstone, Elsevier.
- 100 Cases in Clinical Medicine, 3rd Edition (2014), Rees, P.J., Pattison, J. and Kosky C., CRC Press, Taylor & Francis Group.
- Clinical Chemistry, 6th Edition (2008), Marshall, W.J. and Bangert, S.K., Mosby Elsevier.
- Clinical Detective Stories: A Problem-Based Approach to Clinical Cases in Energy and Acid-Base Metabolism (1993), Halperin, M.L. and Rolleston, F.S., Portland Press.
- Biochemistry. A Case Oriented Approach, 6th Edition, Montgomery, R., Conway, T., and Spector, A., The C. V. Mosby Company.
- Henry’s Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 22nd Edition (2011), McPherson and Pincus, Eds., Elsevier Saunders.
- Artigos científicos seleccionados/Selected scientific papers.