Gestão de Qualidade Laboratorial

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02556273
Área Científica
Qualidade e Certificação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Matemática, Estatística.    

Métodos de Ensino

As aulas teórico-práticas, de aplicação prática dos conceitos ministrados nas aulas teóricas, são leccionadas de modo integrado com as aulas teóricas, sendo interactivas e participativas. A resolução de problemas concretos e a elaboração de cartas de controlo e a sua interpretação permitem o reforço e a sedimentação dos conhecimentos e conceitos adquiridos.     

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa proporcionar aos futuros Mestres em Análises Clínicas a aquisição de conhecimentos e competências específicas para poderem contribuir para a melhoria da Qualidade do serviço prestado pelo laboratório clínico. Assim no final do curso, os estudantes deverão:

- Compreender a importância da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade num laboratório de Análises Clinicas;

- Saber elaborar uma carta de controlo e conhecer as regras a utilizar no Controlo Interno da Qualidade;

- Compreender a finalidade da Avaliação Externa da Qualidade, o seu objectivo e a interpretação dos dados encontrados;

- Compreender o que são normas ISO, quais as aplicáveis aos Laboratórios de Análises Clínicas, as suas vantagens e diferenças;

- Saber como interpretar os requisitos de uma norma e aplicá-los no laboratório, tomando como exemplo as normas da Acreditação de Ensaios a ele aplicáveis.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Sistema de Gestão da Qualidade num Laboratório Clínico.
2. Qualidade da conformidade, serviços associados, custos.
3. Controlo Interno da Qualidade (CIQ) nas fases pré-analítica, analítica e pós-analítica e Controlo Externo da Qualidade (CEQ):
. Fase pré-analítica – transporte, manuseamento e conservação das amostras.
. Fase analítica – erros, regras de Levey-Jennings e Westgard.
. Cartas de CQI – elaboração e interpretação. Análise descritiva de dados. Modelos de probabilidade. Intervalos de confiança. Imprecisão e Inexactidão.
. Avaliação Externa da Qualidade.
. Fase pós-analítica – regras para a conservação e eliminação das amostras.

Teórico-Prático
1. Legislação nacional – Manual de Boas Práticas Laboratoriais.
2. Normas ISO aplicáveis ao Laboratório Clínico – NP EN ISO9001:2008; NP EN ISO/IEC 17025:2005; NP EN ISO 15189:2007 – contribuição para a melhoria da Qualidade Laboratorial. Análise de cada um dos requisitos.
3. Elaboração de cartas de controlo e sua interpretação.

Docente(s) responsável(eis)

Paula Cristina Santos Luxo Maia

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Tietz Fundamentals of Clinical Chemistry and Molecular Diagnostics (7th Ed.). Burtis and Bruns,Eds. Elsevier Saunders (2015)
Juran’s Quality Control Handbook, The complete guide to performance excellence (6th Ed.),Juran and De Feo, Eds MacGraw-Hill (2010)
Clinical Chemistry: Theory, Analysis and Correlation. Kaplan, Pesce, and Kazmierczak,Eds,Mosby Inc(2010)
O que é o “Lean Six Sigma”? George M, Rowlands D, Kastle B, Actual Editora (2008)
Westgard JO, Barry P L, Hunt M R and Groth T, A multi-rule Shewhart chart for quality control in clinical chemistry.Clin Chem (1981)27:493-501
Plebani M, Errors in clinical laboratories or errors in laboratory medicine? Clin Chem Lab Med (2006), 44:750-759
Manual de Boas Práticas Laboratoriais-Desp. 8835:2001,27 Abril 2001
NP EN ISO 9001:2008 – Sistemas de gestão da qualidade
NP EN ISO 15189:2007 - Requisitos particulares da qualidade e competência
NP EN ISO/IEC 17025:2005, Requisitos gerais de competência em laboratórios de ensaio/calibração