Transposição de Escala e Produção Industrial de Fármacos

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02556363
Área Científica
Ciências e Tecnologias da Saúde
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos mínimos recomendados enquadram-se no que é leccionado nos Cursos de 1.º Ciclo nas áreas da Farmácia, Medicina, Bioanalíticas, Químicas ou de Engenharia ou, ainda, de outros cursos considerados adequados pelo Conselho Científico da FFUC.

Métodos de Ensino

Módulos teóricos e exemplos práticos.

Resultados de Aprendizagem

Fornecer aos alunos uma visão das actividades do projecto que precedem a implementação de uma nova unidade fabril. Conferir competência em diferentes fases da análise preliminar de implementação de uma nova Unidade de Produção, nomeadamente na Análise de Mercado, na utilização de bases de dados internacionais, na elaboração de balanços mássicos e energéticos, na escolha e utilização de utilidades industriais e na análise de viabilidade económica do investimento.

Estágio(s)

Não

Programa

Análise de Mercado. Estimativa da Procura Futura. Consulta de bases de dados (Eurostat). Fixação da capacidade produtiva. Localização da fábrica. Análise crítica das tecnologias de fabrico e seleção do processo. Diagrama do Processo e Folhas de Especificação.
Avaliação económica de projetos industriais. Cálculo de Investimento. Cálculo de Custos de Produção. Avaliação da rentabilidade do investimento.
Balanços em estado estacionário. Processo de Separação Mecânica. Reações químicas e biológicas. Reagente limitante, conversão, seletividade e rendimento. Balanços de Massa a processos com bypass, reciclagem e purga.
Equação genérica de balanço de energia. Estado de referência. Capacidade calorífica de gases, líquidos e sólidos. Cálculo de uma Entalpia. Entalpia de mudança de estado. Fluidos térmicos: Tabelas termodinâmicas. Cálculo de uma entalpia de reação. Entalpia de solução.
Processos descontínuos, número de ciclos anuais. Balanços em estado transiente de processos sem reação.

Docente(s) responsável(eis)

Jorge António Ribeiro Salvador

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

“Plant design and Economics for Chemical Engineers”, M.S. Peters and K.D Timmerhaus, 5ª Ed. Ed Mc. Graw-Hill, 2004.
“Elementary Principles of Chemical Processes”, R. M. Felder e R. W. Rousseau, 3ª Ed., John Wiley, New York, 2000
“Bioprocess Engineering Principles”, P. M. Doran, 2ª Ed., Academic Press, New York, 2013
“Basic Principles and Calculations in Chemical Engineering”, D. M. Himmelblau, 6ª Ed., Prentice Hall PTR, New Jersey, 1996
“Process Design Principles”, W.D. Seider, J.D Seader, D.R. Lewin, 1ª Ed., John Wiley, New York, 1999
“Analysis, Synthesis and Design of Chemical Processes”, R. Turton, R.C. Bailie, W.B. Whiting, J.A. Shaeiwitz, Prentice Hall PTR, New Jersey, 1998.