Politicas e Organizações Educativas
1
2023-2024
02747365
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Pretende-se conciliar o método expositivo com a utilização de práticas pedagógicas que promovam o trabalho autónomo dos estudantes e a sua participação ativa no processo de aprendizagem, como a apresentação e discussão de textos e realização de trabalhos de grupo.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem por finalidade principal promover a reflexão sobre a construção sociopolítica da educação, salientando a importância da contextualização histórica, política e socioeconómica das políticas públicas de educação. Analisa as novas formas de regulação da educação, associadas ao desenvolvimento de um sistema multirregulador, salientando as dinâmicas transnacionais e locais na regulação da educação e das organizações educativas. Pretende refletir sobre a complexidade dos processos de formulação e implementação das políticas educativas, os seus atores e instrumentos.
Resultados de aprendizagem:
Conhecer conceitos e referenciais teórico-concetuais de análise de políticas educativas,
Analisar de forma crítica mudanças no papel do Estado e políticas educativas atuais;
Compreender os processos e os contextos de elaboração e implementação de políticas educativas, os seus atores e instrumentos;
Entender as relações entre políticas educativas e administração educacional.
Estágio(s)
NãoPrograma
1- Estado, Educação e Políticas Públicas. Transformações da educação e da sociedade. Do Estado Educador ao Estado Regulador/Avaliador.
2- Análise de políticas educativas: o ciclo de políticas educativas de Ball e Bowe; A análise de políticas da educação de J. Codd.
3- Novas formas de regulação da ação pública em educação: novos atores, lógicas e instrumentos. Do global ao local.
4- Políticas Educativas e Nova Gestão Pública. Governança e Accountability.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Maria Magalhães Teixeira Seixas
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 10.0%
Frequência: 40.0%
Apresentação oral e escrita de trabalho de grupo de revisão de literatura/análise de políticas educativas: 50.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Ball, S. (2001). Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, 1(2),99-116.
Barroso, J., & Afonso, N. (Orgs.). (2011). Políticas educativas. Mobilização do conhecimento e modos de regulação. Porto: FML.
Codd, J. (1988). The Construction and deconstruction of educational policy documents. Journal of Education Policy, 3(3), 235-247.
Lima, L., & Afonso (2002). Reformas da educação pública. Porto: Afrontamento.
Mainardes, J. (2006). A abordagem do ciclo de políticas e suas contribuições para a análise da trajetória de políticas educacionais. Educação e Sociedade, 27(94), 47-69.
Olssen, M., Codd, J., & O´Neill, A. (2004). Education policy: Globalization, citizenship & democracy. London: Sage
Ozga, J. (2000). Investigação sobre Políticas Educacionais. Porto: Porto Editora.
Teodoro, A. (2010). Educação, globalização e neoliberalismo. Os novos modos de regulação transnacional das políticas de educação. Lisboa: Ed. Univ. Lusófonas.