Avaliação Institucional e Gestão da Qualidade

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02747466
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Espírito crítico e de análise; iniciativa para pesquisa e investigação; capacidade de comunicação eficaz.

Métodos de Ensino

A unidade curricular é lecionada em sessões teórico/práticas, procurando discutir-se os conteúdos programáticos e ilustrar os mesmos através de exemplos que traduzam diversas realidades institucionais. Pretende-se uma reflexão alargada, e partilhada, com base nos contributos de todos os participantes.

Nas três últimas sessões da unidade curricular são apresentados e discutidos os trabalhos elaborados pelos alunos, no âmbito dos conteúdos programáticos da unidade.

Resultados de Aprendizagem

 Compreender a avaliação institucional enquanto processo estratégico nas instituições.

- Compreender a importância do processo estratégico na condução das organizações no médio e longo prazos.

- Analisar a gestão da qualidade enquanto instrumento de apoio ao processo estratégico numa instituição.

- Conhecer os princípios subjacentes aos modelos de excelência e identificar algumas metodologias e instrumentos aplicados.

- Compreender a relevância da avaliação no PDCA estratégico

- Identificar as problemáticas subjacentes à aplicação de conceitos, princípios e modelos, com base em estudos de casos.

Estágio(s)

Não

Programa

Unidade 1 - Avaliação Institucional enquanto processo estratégico

Processo Estratégico; Fases; PDCA

Unidade 2 - Gestão da Qualidade enquanto instrumento de apoio ao processo estratégico

Conceito de Qualidade; Gestão da Qualidade Total; Sistemas da Qualidade

Unidade 3 – A Avaliação Institucional e Modelos de Excelência

Auto-Avaliação e Avaliação Externa; Modelos de Excelência; Balanced Scorecard

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame Final: 100.0%

Avaliação contínua
Trabalhos realizados e apresentados pelos estudantes: 100.0%

Bibliografia

 ANSI/ASQC Z1.11, Guidelines for the Application of ANSI/ISO/ASQC Q9001 or Q9002 to Education and Training Organizations, 1996.

- BURNES, Bernard, – Managing Change. A Strategic Approach to Organizational Dynamics”. Prentice Hall, 2004.

- HOPPE, Robert A. – The Governance of Problems: puzzling, powering, participation. Reprint. Bristol: Policy Press, 2013.

- MANO, Margarida – Proposal For A Governance Decision-Making Model in a Portuguese Public University (PPU). University of Southampton, UK, 2007.

- NAVAS LÓPEZ, José Emilio; GUERRAS MARTÍN, Luis Ángel – Fundamentals of Strategic Management. Cizur Menor: Civitas/Thomson Reuteurs, 2013.