Avaliação Institucional e Gestão da Qualidade
1
2021-2022
02747466
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Espírito crítico e de análise; iniciativa para pesquisa e investigação; capacidade de comunicação eficaz.
Métodos de Ensino
A unidade curricular é lecionada em sessões teórico/práticas, procurando discutir-se os conteúdos programáticos e ilustrar os mesmos através de exemplos que traduzam diversas realidades institucionais. Pretende-se uma reflexão alargada, e partilhada, com base nos contributos de todos os participantes.
Nas três últimas sessões da unidade curricular são apresentados e discutidos os trabalhos elaborados pelos alunos, no âmbito dos conteúdos programáticos da unidade.
Resultados de Aprendizagem
Compreender a avaliação institucional enquanto processo estratégico nas instituições.
- Compreender a importância do processo estratégico na condução das organizações no médio e longo prazos.
- Analisar a gestão da qualidade enquanto instrumento de apoio ao processo estratégico numa instituição.
- Conhecer os princípios subjacentes aos modelos de excelência e identificar algumas metodologias e instrumentos aplicados.
- Compreender a relevância da avaliação no PDCA estratégico
- Identificar as problemáticas subjacentes à aplicação de conceitos, princípios e modelos, com base em estudos de casos.
Estágio(s)
NãoPrograma
Unidade 1 - Avaliação Institucional enquanto processo estratégico
Processo Estratégico; Fases; PDCA
Unidade 2 - Gestão da Qualidade enquanto instrumento de apoio ao processo estratégico
Conceito de Qualidade; Gestão da Qualidade Total; Sistemas da Qualidade
Unidade 3 – A Avaliação Institucional e Modelos de Excelência
Auto-Avaliação e Avaliação Externa; Modelos de Excelência; Balanced Scorecard
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame Final: 100.0%
Avaliação contínua
Trabalhos realizados e apresentados pelos estudantes: 100.0%
Bibliografia
ANSI/ASQC Z1.11, Guidelines for the Application of ANSI/ISO/ASQC Q9001 or Q9002 to Education and Training Organizations, 1996.
- BURNES, Bernard, – Managing Change. A Strategic Approach to Organizational Dynamics”. Prentice Hall, 2004.
- HOPPE, Robert A. – The Governance of Problems: puzzling, powering, participation. Reprint. Bristol: Policy Press, 2013.
- MANO, Margarida – Proposal For A Governance Decision-Making Model in a Portuguese Public University (PPU). University of Southampton, UK, 2007.
- NAVAS LÓPEZ, José Emilio; GUERRAS MARTÍN, Luis Ángel – Fundamentals of Strategic Management. Cizur Menor: Civitas/Thomson Reuteurs, 2013.