Organização e Gestão da Formação
1
2023-2024
02747499
Ciências da Educação
Português
Espanhol
Inglês
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos gerais na área da gestão, obtidos num primeiro Ciclo de Estudos.
Métodos de Ensino
Pretende-se conciliar o método expositivo dialogado, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas centradas no trabalho do estudante. Com o decorrer da unidade de curricular será incentivada também a realização de trabalhos de revisão bibliográfica e/ou de investigação orientada; a realização na sala de aula de pequenos trabalhos relativos às temáticas; a elaboração de questões sobre o conteúdo das aulas; a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados; visitas de estudo e/ou conferências por especialistas convidados.
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular os estudantes devem reconhecer a importância da formação ao longo da vida, considerando tanto as vantagens pessoais e organizacionais como as exigências da sociedade contemporânea. Nesse sentido aponta-se como resultados de aprendizagem do estudante:
Identificar as principais razões que justificam a necessidade de formação ao longo da vida, nas sociedades modernas;
Compreender as principais ideias e perspetivas que estão na base da formação pós-inicial;
Compreender a formação como estratégia de conhecimento;
Identificar aspetos fundamentais do perfil e das funções do formador;
Perspetivar as caraterísticas das principais etapas na definição de programas de formação;
Dominar os aspetos fundamentais da planificação estratégica da formação;
Dominar os passos e os métodos da avaliação da organização da formação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.O Paradigma da Educação ao Longo da Vida
1.3.A ELV como paradigma estruturador da educação e formação
2.Necessidade e a pertinência da formação
2.1.Perspetiva das organizações;
2.2.Perspetiva da pessoa.
2.3.Âmbitos e tipos de formação
3.Condições a atender ao organizar a formação
3.1.Deteção das necessidades
3.2.Recursos, contextos e varáveis condicionantes
4.Competências para agir e intervir
4.1.Habilidades didáticas do formador
4.2.Tarefas do formador e do participante
4.3.O formador como comunicador
4.4.Importância da disposição espacial: modelos e funcionalidades
5.Planificação estratégica da formação
5.1.Finalidades, competência e objetivos para sistematizar a planificação da formação
5.2.A planificação entendida como permanente e estratégica
5.3.Passos da planificação estratégica da formação
5.4.Plano, projetos e programas de formação
5.5.Etapas e o desenho do plano da planificação estratégica da formação
6.Fases da organização da formação
7.Avaliação da formação e da organiza
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Francisco de Sousa Reis
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 30.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 40.0%
Bibliografia
Berrocal, F.B. & García, M.A.A. (2020). Técnicas de formación y desarrollo de personas en las organizaciones. Universitaria Ramón Arece
Cardim, J. C. (2009). Gestão da formação nas organizações. Lidel.
D'Addario, M. (2017). Formador de formadores: Técnicas, didáctica y pedagogía. CSIPP.
Mekonnen, M.A. (2022). Gestión de la formación y el desarrollo. Nuestro Conocimiento.
Murcia, R. H. G. & Suarez, M. M. (2018). Maestros Formadores: Formación reto en la educación. Académica Española
Tejada, J. & Gimenéz. V. (Coord.) (2006). Formación de formadores. Tomo 1 - Escenario aula. Paraninfo.
Tejada, J. & Gimenéz. V. (Coord.) (2007). Formación de formadores. Tomo 2 - Escenario institucional. Madrid: Paraninfo.
Vázquez, M. I. G. (2017). Alfabetización Académica: Una propuesta para la formación de formadores en la Universidad. Riga: Editorial Académica Española.
Zayas, & L.-B. (Coord.). (2006). Estrategias de formación en el Siglo XXI: Lifelong learning. Barcelona: Ariel.