Organização e Gestão da Formação

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02747499
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Espanhol
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos gerais na área da gestão, obtidos num primeiro Ciclo de Estudos.

Métodos de Ensino

Pretende-se conciliar o método expositivo dialogado, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas centradas no trabalho do estudante. Com o decorrer da unidade de curricular será incentivada também  a realização de trabalhos de revisão bibliográfica e/ou de investigação orientada; a realização na sala de aula de pequenos trabalhos relativos às temáticas; a elaboração de questões sobre o conteúdo das aulas; a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados; visitas de estudo e/ou conferências por especialistas convidados.  

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular os estudantes devem reconhecer a importância da formação ao longo da vida, considerando tanto as vantagens pessoais e organizacionais como as exigências da sociedade contemporânea. Nesse sentido aponta-se como resultados de aprendizagem do estudante:

Identificar as principais razões que justificam a necessidade de formação ao longo da vida, nas sociedades modernas;

Compreender as principais ideias e perspetivas que estão na base da formação pós-inicial;

Compreender a formação como estratégia de conhecimento;

Identificar aspetos fundamentais do perfil e das funções do formador;

Perspetivar as caraterísticas das principais etapas na definição de programas de formação;

Dominar os aspetos fundamentais da planificação estratégica da formação;

Dominar os passos e os métodos da avaliação da organização da formação.

Estágio(s)

Não

Programa

1.O Paradigma da Educação ao Longo da Vida

1.3.A ELV como paradigma estruturador da educação e formação

2.Necessidade e a pertinência da formação

2.1.Perspetiva das organizações;

2.2.Perspetiva da pessoa.

2.3.Âmbitos e tipos de formação

3.Condições a atender ao organizar a formação

3.1.Deteção das necessidades

3.2.Recursos, contextos e varáveis condicionantes

4.Competências para agir e intervir

4.1.Habilidades didáticas do formador

4.2.Tarefas do formador e do participante

4.3.O formador como comunicador

4.4.Importância da disposição espacial: modelos e funcionalidades

5.Planificação estratégica da formação

5.1.Finalidades, competência e objetivos para sistematizar a planificação da formação

5.2.A planificação entendida como permanente e estratégica

5.3.Passos da planificação estratégica da formação

5.4.Plano, projetos e programas de formação

5.5.Etapas e o desenho do plano da planificação estratégica da formação

6.Fases da organização da formação

7.Avaliação da formação e da organiza

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Francisco de Sousa Reis

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 30.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 40.0%

Bibliografia

Berrocal, F.B. & García, M.A.A. (2020). Técnicas de formación y desarrollo de personas en las organizaciones. Universitaria Ramón Arece

Cardim, J. C. (2009). Gestão da formação nas organizações. Lidel.

D'Addario, M. (2017). Formador de formadores: Técnicas, didáctica y pedagogía. CSIPP.

Mekonnen, M.A. (2022). Gestión de la formación y el desarrollo. Nuestro Conocimiento.

Murcia, R. H. G. & Suarez, M. M. (2018). Maestros Formadores: Formación reto en la educación. Académica Española

Tejada, J. & Gimenéz. V. (Coord.) (2006). Formación de formadores. Tomo 1 - Escenario aula. Paraninfo.

Tejada, J. & Gimenéz. V. (Coord.) (2007). Formación de formadores. Tomo 2 - Escenario institucional. Madrid: Paraninfo.

Vázquez, M. I. G. (2017). Alfabetización Académica: Una propuesta para la formación de formadores en la Universidad. Riga: Editorial Académica Española.

Zayas, & L.-B. (Coord.). (2006). Estrategias de formación en el Siglo XXI: Lifelong learning. Barcelona: Ariel.