Organização e Gestão da Formação

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02747499
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Pensamos ser importante que nesta unidade curricular se alterne o método expositivo, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas fundadas em trabalho do estudante. Por isso, ao longo do decorrer da unidade curricular, além de apresentação de informação, será incentivada a realização de trabalhos de revisão bibliográfica e/ou de investigação; a realização de pequenos trabalhos relativos à matéria tratada nas aulas; a elaboração de questões sobre o conteúdo das aulas; a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados.   

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular os estudantes devem reconhecer a importância da formação ao longo da vida considerando tanto as vantagens pessoais e organizacionais como as exigências da sociedade contemporânea. Nesse sentido aponta-se como resultados de aprendizagem do estudante:

Identificar as principais razões que justificam a necessidade de formação ao longo da vida, nas sociedades modernas;

Compreender as principais ideias e perspetivas que estão na base da formação pós-inicial;

Compreender a formação como estratégia de conhecimento;

Identificar aspetos fundamentais do perfil e das funções do formador;

Perspetivar as caraterísticas das principais etapas na definição de programas de formação;

Dominar os aspetos fundamentais da planificação estratégica da formação;

Dominar os passos e os métodos da avaliação da organização da formação.

Estágio(s)

Não

Programa

A necessidade e a pertinência da formação:

a perspetiva das organizações

a perspetiva da pessoa

Condições gerais a atender ao organizar formação

Tipos de formação

Estratégias para a gestão do conhecimento

Conhecimento e formação

Competências para agir e intervir em situação profissional

Gestão do conhecimento

Fases da organização da formação

Compreensão global dos conteúdos de organização e Gestão da formação

Estruturação do ensino-aprendizagem e calendarização de atividades

Perfis e funções do educador/ formador

Planificação estratégica da formação

Avaliação da organização da formação

O desenvolvimento de programas de Educação/Formação

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Francisco de Sousa Reis

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Trabalho de revisão de literatura sobre tema previamente definido com apresentação. Outras possibilidades de avaliação podem ser combinadas com os estudantes: 50.0%

Bibliografia

O'Connor, B. N. ; Bronner, M.; Delaney, C. (2007). Aprender no Local de Trabalho. Como apoiar a aprendizagem individual e organizacional. Lisboa: Instituto Piaget.Cardim, J. C. (2009). Gestão da Formação nas organizações. A formação na prática e na estratégia das organizações. Lisboa-Porto: Lidel.

Ferreira, A. I. e Martinez, L. F. (2008). Manual de diagnóstico e Mudança Organizacional. Lisboa:Editora RH.

Ketele, J-M De e al (1994). Guia do Formador. Lisboa: Instituto Piaget.

López, E. & Zayas, B. (Coord.). (2006). Estrategias de formación en el Siglo XXI. Barcelona: Ariel. 

Magalhães, R. (2005). Fundamentos da gestão do conhecimento organizacional. Lisboa: Edições Sílabo.

Moreno, M. L. R. (2006). Evaluación balance y formación de competências laborales transversales. Bracelona: Laertes educación.