Organização e Gestão da Formação
1
2019-2020
02747499
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Pensamos ser importante que nesta unidade curricular se alterne o método expositivo, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas fundadas em trabalho do estudante. Por isso, ao longo do decorrer da unidade curricular, além de apresentação de informação, será incentivada a realização de trabalhos de revisão bibliográfica e/ou de investigação; a realização de pequenos trabalhos relativos à matéria tratada nas aulas; a elaboração de questões sobre o conteúdo das aulas; a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados.
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular os estudantes devem reconhecer a importância da formação ao longo da vida considerando tanto as vantagens pessoais e organizacionais como as exigências da sociedade contemporânea. Nesse sentido aponta-se como resultados de aprendizagem do estudante:
Identificar as principais razões que justificam a necessidade de formação ao longo da vida, nas sociedades modernas;
Compreender as principais ideias e perspetivas que estão na base da formação pós-inicial;
Compreender a formação como estratégia de conhecimento;
Identificar aspetos fundamentais do perfil e das funções do formador;
Perspetivar as caraterísticas das principais etapas na definição de programas de formação;
Dominar os aspetos fundamentais da planificação estratégica da formação;
Dominar os passos e os métodos da avaliação da organização da formação.
Estágio(s)
NãoPrograma
A necessidade e a pertinência da formação:
a perspetiva das organizações
a perspetiva da pessoa
Condições gerais a atender ao organizar formação
Tipos de formação
Estratégias para a gestão do conhecimento
Conhecimento e formação
Competências para agir e intervir em situação profissional
Gestão do conhecimento
Fases da organização da formação
Compreensão global dos conteúdos de organização e Gestão da formação
Estruturação do ensino-aprendizagem e calendarização de atividades
Perfis e funções do educador/ formador
Planificação estratégica da formação
Avaliação da organização da formação
O desenvolvimento de programas de Educação/Formação
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Francisco de Sousa Reis
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Trabalho de revisão de literatura sobre tema previamente definido com apresentação. Outras possibilidades de avaliação podem ser combinadas com os estudantes: 50.0%
Bibliografia
O'Connor, B. N. ; Bronner, M.; Delaney, C. (2007). Aprender no Local de Trabalho. Como apoiar a aprendizagem individual e organizacional. Lisboa: Instituto Piaget.Cardim, J. C. (2009). Gestão da Formação nas organizações. A formação na prática e na estratégia das organizações. Lisboa-Porto: Lidel.
Ferreira, A. I. e Martinez, L. F. (2008). Manual de diagnóstico e Mudança Organizacional. Lisboa:Editora RH.
Ketele, J-M De e al (1994). Guia do Formador. Lisboa: Instituto Piaget.
López, E. & Zayas, B. (Coord.). (2006). Estrategias de formación en el Siglo XXI. Barcelona: Ariel.
Magalhães, R. (2005). Fundamentos da gestão do conhecimento organizacional. Lisboa: Edições Sílabo.
Moreno, M. L. R. (2006). Evaluación balance y formación de competências laborales transversales. Bracelona: Laertes educación.