Educação e Municípios e Desenvolvimento Local
1
2016-2017
02747518
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Nenhuns.
Métodos de Ensino
Na unidade curricular far-se-á apelo a diversos métodos de ensino, merecendo destaque os métodos expositivo e activo, sendo mobilizadas estratégias diversificadas de ensino-aprendizagem.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem por finalidade principal promover a reflexão fundamentada sobre a dimensão e a capacidade da intervenção local no domínio da educação. Os resultados de aprendizagem devem ser os seguintes:
Definir e caracterizar o âmbito da ação educativa e as suas manifestações nos domínios formal, não-formal e informal.
Definir diferentes conceitos de desenvolvimento situando-os no tempo.
Caraterizar desenvolvimento sustentável e desenvolvimento humano.
Definir autarquia na perspetiva da Administração e do Direito Público.
Indicar as principais disposições da Constituição da República Portuguesa sobre as autarquias.
Identificar e caraterizar diferentes períodos da relação dos municípios com a educação.
Apreciar diferentes mecanismos e instrumentos de planificação estratégica mos municípios.
Caracterizar as competências das autarquias no âmbito da educação.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Educação, sistema educativo e sistema escolar
- Centralização e descentralização e administração do sistema educativo
- Evolução do conceito de desenvolvimento.
- Desenvolvimento sustentável e Desenvolvimento Humano
- O percurso da intervenção municipal na Educação em Portugal até 1974
- As autarquias e a sua intervenção na educação no Portugal democrático.
- Organismos e instrumentos de planificação estratégica e de organização da educação nos municípios
- Projectos educativos e o desenvolvimento local.
- O desafio da Cidade Educadora e a possibilidade de centros cívico-educativos.
- O poder local e a diversidade dos casos.
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação terá sempre dois ou mais momentos: por exemplo uma prova tipo exame e a elaboração de um trabalho e será definida previamente com os estudantes: 100.0%
Bibliografia
Fernandes, A. Sousa (2005). Contextos da intervenção educativa local e a experiência dos municípios portugueses. In Formosinho, J. et al. Administração da Educação – Lógicas burocráticas e lógicas de mediação. Porto: Asa.
Ferreira, F. Ilídio (2005). O Local em Educação-animação, gestão e parceria. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Pinhal, João (2012). Os municípios portugueses e a educação. Treze anos de intervenções (1991-2003). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Relatório do Desenvolvimento Humano 2013 - A Ascensão do Sul: Progresso Humano num Mundo Diversificado. Publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). http://www.un.cv/files/HDR2013%20Report%20Portuguese.pdf
Ribeiro, Arnaldo (2007). Governância municipal. Cidadania e governação nas câmaras municipais portuguesas. Viana do Castelo: CER.
Villar, Mª B. Caballo(2001). A cidade Educadora de Organização e Intervenção Municipal. Lisboa: Instituto Piaget.