Educação e Municípios e Desenvolvimento Local

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
02747518
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhuns.

Métodos de Ensino

Na unidade curricular far-se-á apelo a diversos métodos de ensino, merecendo destaque os métodos expositivo e activo, sendo mobilizadas estratégias diversificadas de ensino-aprendizagem.     

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem por finalidade principal promover a reflexão fundamentada sobre a dimensão e a capacidade da intervenção local no domínio da educação. Os resultados de aprendizagem devem ser os seguintes:

Definir e caracterizar o âmbito da ação educativa e as suas manifestações nos domínios formal, não-formal e informal.

Definir diferentes conceitos de desenvolvimento situando-os no tempo.

Caraterizar desenvolvimento sustentável e desenvolvimento humano.

Definir autarquia na perspetiva da Administração e do Direito Público.

Indicar as principais disposições da Constituição da República Portuguesa sobre as autarquias.

Identificar e caraterizar diferentes períodos da relação dos municípios com a educação.

Apreciar diferentes mecanismos e instrumentos de planificação estratégica mos municípios.

Caracterizar as competências das autarquias no âmbito da educação.     

Estágio(s)

Não

Programa

- Educação, sistema educativo e sistema escolar

- Centralização e descentralização e administração do sistema educativo

- Evolução do conceito de desenvolvimento.

- Desenvolvimento sustentável e Desenvolvimento Humano

- O percurso da intervenção municipal na Educação em Portugal até 1974

- As autarquias e a sua intervenção na educação no Portugal democrático.

- Organismos e instrumentos de planificação estratégica e de organização da educação nos municípios

- Projectos educativos e o desenvolvimento local.

- O desafio da Cidade Educadora e a possibilidade de centros cívico-educativos.

- O poder local e a diversidade dos casos. 

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação terá sempre dois ou mais momentos: por exemplo uma prova tipo exame e a elaboração de um trabalho e será definida previamente com os estudantes: 100.0%

Bibliografia

Fernandes, A. Sousa (2005). Contextos da intervenção educativa local e a experiência dos municípios portugueses. In Formosinho, J. et al. Administração da Educação – Lógicas burocráticas e lógicas de mediação. Porto: Asa.

Ferreira, F. Ilídio (2005). O Local em Educação-animação, gestão e parceria. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Pinhal, João (2012). Os municípios portugueses e a educação. Treze anos de intervenções (1991-2003). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Relatório do Desenvolvimento Humano 2013 - A Ascensão do Sul: Progresso Humano num Mundo Diversificado. Publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).    http://www.un.cv/files/HDR2013%20Report%20Portuguese.pdf

Ribeiro, Arnaldo (2007). Governância municipal. Cidadania e governação nas câmaras municipais portuguesas. Viana do Castelo: CER.

Villar, Mª B. Caballo(2001). A cidade Educadora de Organização e Intervenção Municipal. Lisboa: Instituto Piaget.