Problemáticas Contemporâneas da Pedagogia Social e Educação Social
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2023-2024
02747554
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável,
Métodos de Ensino
Pretende-se conciliar o método de exposição dialogada, para enquadramento conceptual, com a utilização de práticas pedagógicas fundadas em trabalho autónomo com apoio tutorial. Será incentivada a realização e apresentação de trabalhos de revisão bibliográfica e contacto com projetos e profissionais de Educação Social em várias áreas, âmbitos e contextos de modo a facilitar a realização de pequenas sínteses sobre temas tratados nos vários módulos, que integrarão uma reflexão sobre os princípios, as condições educacionais e sociais, os pressupostos das práticas educativas e o seu impacto social.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular constitui um espaço de aquisição de conhecimentos fundamentais para uma reflexão crítica sobre a evolução de conceitos e práticas relacionadas com a pedagogia social e a educação social e com a sua articulação teórico-prática, da qual resulta a especificidade da intervenção socioeducativa face às transformações sociais mais recentes.
Nesse sentido o estudante deve:
- Reconhecer a importância e o lugar da pedagogia social, da educação social e da intervenção socioeducativa no tecido social em transformação.
- Distinguir os momentos e as mudanças cruciais ocorridas na evolução da Pedagogia Social e da Educação Social.
- Identificar aspectos associados à socialização na educação integral das pessoas e os agentes e instituições socializadoras.
- Relacionar a educação social com o Estado de bem-estar e a Sociedade Educadora
- Caracterizar domínios, espaços e entidades de intervenção no âmbito da educação social e sua intervenção socioeducativa.
Estágio(s)
NãoPrograma
I.A emergência da Pedagogia Social e da Educação Social:das transformações sociais à definição conceptual e construção científica
II.Desafios contemporâneos da Educação Social: Cidadania,Direitos Humanos, Ética,Interculturalidade,Igualdade e Equidade, Solidariedade e Justiça Social, Direito de Participação e Dever de Implicação, Sociedade Inclusiva, Sociedade Educadora, Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável e Trabalho em Rede
III. Áreas, âmbitos e contextos da Educação Social para o Sec. XXI:áreas sociocultural, socioeducativa, social, sociolaboral e comunitária, área da sociedade de informação, área de apoio à educação formal, intervenção em serviços/respostas sociais e de saúde, área de atenção apessoas migrantes e pertencentes a minorias étnico-culturais, área de atenção a pessoas vítimas e em situação de vulnerabilidade, marginalização e exclusão, área de atenção a pessoas de idade avançada; área de atenção a pessoas com incapacidades e necessidades sociais especiais.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%
Bibliografia
Caride. J. A, (2004). Las fronteras de la Pedagogía Social. Perspectivas científica e histórica. Barcelona:Gedisa editorial.
Carvalho, A. D. e Baptista, I. (2008). Educação Social: Fundamentos e estratégias. Porto: Porto editora.
Costa, A. F. (2012), Desigualdades Sociais Contemporâneas. Lisboa, Editora Mundos Sociais.
Ferrer, A. T.; Fernández, F. S. (Coords). (2003). Génesis y situación de la educación social en Europa. Madrid: UNED.
Fraser, N. (2002) A justiça social na globalização: redistribuição, reconhecimento e participação. Revista Crítica de Ciências Sociais, 63,7-20.
Aguado, T. (2010). Diversidad e igualdad en educación. Madrid: UNED
Pérez Serrano, G. (2003). Pedagogía social-educación social. Construcción científica e intervención práctica. Madrid:Narcea.
Petrus. A. (Coord.) (1998). Pedagogía Social. Barcelona: Ariel educación.
Pozo, M.M, Álvaréz, J. Luengo, J., & Otero, E. (2009). Teorias e instituiciones contemporáneas de educación.Madrid: Bilioteca Nueva.