Problemáticas Contemporâneas da Pedagogia Social e Educação Social

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02747554
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Pretende-se conciliar o método expositivo, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas fundadas em trabalho do estudante. Ao longo do decorrer da unidade de curricular,será incentivada a realização de trabalhos de revisão bibliográfica e/ou de investigação;a realização de pequenos trabalhos relativos à matéria tratada nas aulas;a elaboração de questões sobre o conteúdo das aulas;a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados;a reflexão sobre os princípios,as orientações ideológicas, as condições educacionais,os pressupostos das práticas educativas.    

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular constitui um espaço de aquisição de conhecimentos fundamentais para uma reflexão crítica sobre a evolução de conceitos e  práticas  relacionadas com a pedagogia social e educação social  nas suas articulações  e sob o impacto das transformações sociais ocorridas ao longo dos últimos dois séculos e, de modo especial, nas últimas décadas do século XX e nestes primeiros tempos da presente centúria. Nesse sentido o estudante deve:

Reconhecer a importância e lugar da pedagogia social/educação social.

Distinguir os momentos e as mudanças cruciais ocorridas na evolução da Pedagogia Social e da Educação Social.

Identificar e caracterizar aspectos associados à socialização na educação integral das pessoas e os agentes e instituições socializadoras.

Relacionar a educação social com o Estado de bem-estar.

Relacionar a educação com  as desigualdades.

Identificar e caracterizar domínios, espaços e instituições de intervenção no âmbito da educação social.    

Estágio(s)

Não

Programa

Conceito e objeto de Pedagogia Social

Educação Social: do conceito aos modelos.

Evolução da Pedagogia Social e da Educação Social

A Educação Social Europeia das últimas décadas do século XX.

Desigualdades, justiça social e políticas públicas.

Educação, equidade e exclusão social: os conceitos de cidadania, igualdade e diferença.

Socialização e agentes e instituições socializadoras.

Bem-estar, política social e serviços sociais.

Âmbitos da Educação Social: pessoas e contextos.

Crianças e jovens em risco social.

Instituições penitenciárias ou reeducativas.

Diversidade e Educação.

Intervenção sociocultural. 

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
A avaliação terá sempre dois ou mais momentos: por exemplo uma prova tipo exame e a elaboração de um trabalho e será definida previamente com os estudantes: 100.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Azevedo, A. (2011). Técnicos superiores de educação social. Necessidade e pertinência de um estatuto profissional. Porto: Fronteira do caos.

Caride. J. A, (2004). Las fronteras de la Pedagogía Social. Perspectivas científica e histórica.Barcelona: gedisa editorial.

Carvalho, A. D. e Baptista, I. (2008). Educação Social: Fundamentos e estratégias. Porto: Porto editora.

Ferrer, A. T.; Fernández, F. S. (Coords). (2003). Génesis y situación de la educación social en Europa. Madrid : UNED.

Peña, E. B.; Díaz, M. C.; Carreras, J. S. (2010). La Educación Social: Universidad, Estado y Profesión. Barcelona: Laertes educación.

Pérez Serrano, G. (2003). Pedagogía social-educación social. Construcción científica e intervención práctica. Madrid:Narcea.

Costa, A. F. (2012), Desigualdades Sociais Contemporâneas. Lisboa, Editora Mundos Sociais.

Fraser, N. (2002) A justiça social na globalização: redistribuição, reconhecimento e participação. Revista Crítica de Ciências Sociais, 63,7-20.