Problemáticas Contemporâneas da Pedagogia Social e Educação Social
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2016-2017
02747554
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Pretende-se conciliar o método expositivo, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas fundadas em trabalho do estudante. Ao longo do decorrer da unidade de curricular,será incentivada a realização de trabalhos de revisão bibliográfica e/ou de investigação;a realização de pequenos trabalhos relativos à matéria tratada nas aulas;a elaboração de questões sobre o conteúdo das aulas;a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados;a reflexão sobre os princípios,as orientações ideológicas, as condições educacionais,os pressupostos das práticas educativas.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular constitui um espaço de aquisição de conhecimentos fundamentais para uma reflexão crítica sobre a evolução de conceitos e práticas relacionadas com a pedagogia social e educação social nas suas articulações e sob o impacto das transformações sociais ocorridas ao longo dos últimos dois séculos e, de modo especial, nas últimas décadas do século XX e nestes primeiros tempos da presente centúria. Nesse sentido o estudante deve:
Reconhecer a importância e lugar da pedagogia social/educação social.
Distinguir os momentos e as mudanças cruciais ocorridas na evolução da Pedagogia Social e da Educação Social.
Identificar e caracterizar aspectos associados à socialização na educação integral das pessoas e os agentes e instituições socializadoras.
Relacionar a educação social com o Estado de bem-estar e as políticas neoliberais.
Identificar e caracterizar domínios, espaços e instituições de intervenção no âmbito da educação social.
Estágio(s)
NãoPrograma
Conceito e objeto de Pedagogia Social
Educação Social: do conceito aos modelos.
Evolução da Pedagogia Social e da Educação Social
A Educação Social Europeia das últimas décadas do século XX.
Socialização e agentes e instituições socializadoras.
Bem-estar, política social e serviços sociais.
Âmbitos da Educação Social: contextos, pessoas, espaços e instituições.
Educação social e a instituição escolar.
Crianças e jovens em risco social e educação social.
Instituições penitenciárias ou reeducativas.
Cidadania e interculturalidade.
Intervenção sociocultural.
Desenvolvimento comunitário sustentável.
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação terá sempre dois ou mais momentos: por exemplo uma prova tipo exame e a elaboração de um trabalho e será definida previamente com os estudantes: 100.0%
Bibliografia
Azevedo, A. (2011). Técnicos superiores de educação social. Necessidade e pertinência de um estatuto profissional. Porto: Fronteira do caos.
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Carvalho, A. D. e Baptista, I. (2008). Educação Social: Fundamentos e estratégias. Porto: Porto editora.
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Pérez Serrano, G. (2003). Pedagogía social-educación social. Construcción científica e intervención práctica. Madrid:Narcea.
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