Intervenção Socioeducativa: Modelos e Contextos

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02747560
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia da Educação (modelo bioecológico; teoria de Vygostsky); Educação Social

Métodos de Ensino

As aulas contemplam a exposição oral e a discussão participada das temáticas do programa, suportadas pela projeção de material visual. Nas aulas em que há a apresentação oral de uma intervenção socioeducativa por um grupo de estudantes, existe envolvimento ativo dos pares, nomeadamente na avaliação da qualidade dessa apresentação.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo geral desta disciplina é que os alunos conheçam, caraterizem e saibam recomendar, selecionar e avaliar intervenções socioeducativas para crianças, jovens e famílias. O modelo teórico de enquadramento é o bioecológico.         

Estágio(s)

Não

Programa

1. Intervenção socioeducativa: objetivos, modelos, públicos-alvo e contextos

2. Programas e casos de intervenções socioeducativas  com crianças e jovens na família

3. Programas e casos de intervenções socioeducativas com crianças e jovens na escola

4. Programas e casos de intervenções socioeducativas com crianças e jovens em acolhimento institucional

5. Programs e casos de intervenções socioeducativas com outros publicos e contextos    

Docente(s) responsável(eis)

Maria Filomena Ribeiro Fonseca Gaspar

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Projecto: 50.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Cameron, C., Moss, P. (Eds.) (2011). Social pedagogy and working with children and young people: Where care and education meet. London: Jessica Kingsley Publishers.

Homem, T., Gaspar, M. F., Seabra-Santos, M. J., Azevedo, A., & Canavarro, M.C. (2014). Inc. Years Parent Training: Does it Improve Positive Relationships in Portuguese Families of Preschoolers with ODD Symptoms? Journal of Child and Family Studies. doi:10.1007/s10826-014-9988-2

Silva, I., Gaspar, M., Anglin, J. (2014). Webster-Stratton Inc. Years Basic Parent Programme (IY) in Child Care Placements: Residential Staff Carers’ Satisfaction Results. Child & Family Social Work. doi:10.1111/cfs.12129

Pinheiro, M.R. & Matos, A.P. (2013). Programa Parental para a Prevenção da Depressão nos adolescentes: um contributo para aumentar os fatores de proteção familiar. Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro, Portugal, 801-806.