Metodologia da Investigação e de Análise Educacional

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02747571
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

São importantes os conhecimentos dos alunos obtidos em unidades curriculares ligadas à metodologia da investigação e à estatística ao nível de cursos anteriores de graduação.

Métodos de Ensino

Método expositivo intercalado com técnicas pedagógicas activas. Leitura e análise de excertos de investigações já publicadas nas áreas de interesse dos alunos. Discussões em grupo sobre decisões metodológicas em estudos concretos na área de especialização do mestrado. Treino de técnicas de recolha e de análise de dados através de software adequado: SPSS IBM 20, para dados quantitativos; MaxQDA para dados qualitativos.

Resultados de Aprendizagem

-  Conduzir à formação de atitudes positivas relativamente à abordagem científica dos problemas que constituem o objecto de estudo das ciências sociais e humanas.

- Levar o Mestrando a adquirir conhecimentos sobre as vantagens e os limites das várias estratégias de investigação, no domínio da educação e dos problemas sociais.

- Formar competências, que habilitem para a elaboração metodologicamente correcta de trabalhos de investigação nas áreas em apreço, seja de natureza quantitativa, seja de natureza qualitativa ou ainda de natureza mista.

-Desenvolver competências de análise estatística de dados e de análise de informação semântica.

- Habilitar para a leitura crítica da literatura da especialidade

- Levar os alunos a desenvolver competências de redacção de um trabalho científico, preparando-os para a escrita da sua tese de mestrado.

Estágio(s)

Não

Programa

A. As características da investigação científica em ciências sociais e humanas: paradigmas e pressupostos

B. Estudos quantitativos

- A formulação de problemas e de hipóteses científicas

- Técnicas estruturadas e não estruturadas de recolha de dados

- Planos quantitativos de investigação: experimentais e não experimentais

- Amostras probabilísticas e não probabilísticas

- Cuidados éticos num estudo científico

- Problemas relativos à validade interna e externa dos estudos quantitativos

- Técnicas estatísticas bivariadas e multivariadas de análise dos dados: correlações, análise da variância, análise factorial exploratória, análises de regressão múltipla e interpretação

C. As abordagens qualitativas de investigação

-Problemas científicos; as hipóteses emergentes; o papel do investigador participante; tipo de técnicas mais comuns de recolha e análise dos dados; questões relativas à credibilidade do conhecimento produzido

- Regras gerais para a organização de um relatório científico.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Apresentação oral: 20.0%
Trabalho de síntese: 80.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

  Amado, J. (Org.). (2013). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Coimbra: Imp. da UC.

Ary, D. et al.(1990). Introduction to research in education. Forth Worth: Holt, Rineh. and Winston, Inc.

Drew, C. J. & Hardman, M. L. (1985). Designing and conducting behavioral research. NY: Pergamon Press.

Field, A. ( 2005).Discovering statistics using SPSS (2nd ed). London: SAGE.for social scientists. East Sussex: Routledge.

Fraenkel, J. R &Wallen, N. E. (2003).How to design and evaluate research in education (5th ed.). Boston: McGraw-Hill.

Vieira, C. C. (1999) A credibilidade da invest. cientifica de natureza qualitativa: questões relativas à fidelidade e validade.Rev.Port. Pedag., XXXIII, 2, 89-116.

Vieira, C.C. (1995). Investigação quantitativa e investigação qualitativa: uma abordagem comparativa. Provas de Aptidão Pedag. e Capac. Cient. apresentadas à FPCEUC.

Vogt, W. P. (1993). Dictionary of statistics and methodology. A nontechnical guide for the social sciences. London: Sa     .