Metodologia da Investigação e de Análise Educacional
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2021-2022
02747571
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
São importantes os conhecimentos dos alunos obtidos em unidades curriculares ligadas à metodologia da investigação e à estatística ao nível de cursos anteriores de graduação.
Métodos de Ensino
Método expositivo intercalado com técnicas pedagógicas activas. Leitura e análise de excertos de investigações já publicadas nas áreas de interesse dos alunos. Discussões em grupo sobre decisões metodológicas em estudos concretos na área de especialização do mestrado. Treino de técnicas de recolha e de análise de dados através de software adequado: SPSS IBM 20, para dados quantitativos; MaxQDA para dados qualitativos.
Resultados de Aprendizagem
- Conduzir à formação de atitudes positivas relativamente à abordagem científica dos problemas que constituem o objecto de estudo das ciências sociais e humanas.
- Levar o Mestrando a adquirir conhecimentos sobre as vantagens e os limites das várias estratégias de investigação, no domínio da educação e dos problemas sociais.
- Formar competências, que habilitem para a elaboração metodologicamente correcta de trabalhos de investigação nas áreas em apreço, seja de natureza quantitativa, seja de natureza qualitativa ou ainda de natureza mista.
-Desenvolver competências de análise estatística de dados e de análise de informação semântica.
- Habilitar para a leitura crítica da literatura da especialidade
- Levar os alunos a desenvolver competências de redacção de um trabalho científico, preparando-os para a escrita da sua tese de mestrado.
Estágio(s)
NãoPrograma
A. As características da investigação científica em ciências sociais e humanas: paradigmas e pressupostos
B. Estudos quantitativos
- A formulação de problemas e de hipóteses científicas
- Técnicas estruturadas e não estruturadas de recolha de dados
- Planos quantitativos de investigação: experimentais e não experimentais
- Amostras probabilísticas e não probabilísticas
- Cuidados éticos num estudo científico
- Problemas relativos à validade interna e externa dos estudos quantitativos
- Técnicas estatísticas bivariadas e multivariadas de análise dos dados: correlações, análise da variância, análise factorial exploratória, análises de regressão múltipla e interpretação
C. As abordagens qualitativas de investigação
-Problemas científicos; as hipóteses emergentes; o papel do investigador participante; tipo de técnicas mais comuns de recolha e análise dos dados; questões relativas à credibilidade do conhecimento produzido
- Regras gerais para a organização de um relatório científico.
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Apresentação oral: 20.0%
Trabalho de síntese: 80.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
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Fraenkel, J. R &Wallen, N. E. (2003).How to design and evaluate research in education (5th ed.). Boston: McGraw-Hill.
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