Dinâmicas Locais, Recursos Sócio-Comunitários e Lógicas Organizacionais
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2020-2021
02747582
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Os estudantes devem possuir competências intermédias de escrita/conversação em língua Portuguesa, Inglês e Castelhano.
Métodos de Ensino
Nesta Unidade Curricular privilegiam-se os métodos activo e expositivo, embora sejam mobilizados diversos métodos e estratégias nas aulas. Tendo em consideração o teor teórico-prático da Unidade Curricular serão debatidas intervenções, analisados documentos legais e contrastadas práticas, sendo neste contexto priviligiado o método ativo. À exposição de conteúdos acresce ainda a utilização dos métodos interrogativo (e.g., análise de práticas e projetos) e demonstrativo.
Resultados de Aprendizagem
1.Analisar, criticamente, os modelos educativos de intervenção comunitária e desenvolvimento local
2.Elaborar diagnósticos circunstanciados, identificadores de exclusão ou potencial exclusão, identificando respostas educativas promotoras de desenvolvimento integrado e sustentável, a nível dos territórios e das respetivas comunidades;
3. Implementar estratégias e iniciativas de suporte à realização de projetos educativos inovadores, promotores de transformações pessoais e comunitárias;
4. Planificar, desenvolver e avaliar projetos de intervenção comunitária e desenvolvimento local
5. Identificar, avaliar e mobilizar recursos sócio-comunitários e organizacionais (intra e interorganizações), visando a construção progressiva de comunidades educadoras;.
6. Analisar, criticamente, documentos e normativos legais que suportam a geração e implementação de iniciativas neste âmbito, desenvolvendo estratégias de base local e comunitária para o seu aperfeiçoamento.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Desenvolvimento local e intervenção comunitária: finalidades; definição dos conceitos-chave; fundamentos teóricos e metodológicos
2.As comunidades como centros potenciadores de transformações pessoais e sociais, promotoras de inclusão e de desenvolvimento integrado e sustentável
3.Os territórios como espaços e tempos de vontade e projeto
- Das abordagens políticas centralizadoras ao reconhecimento das especificidades dos territórios.
- Referentes orientadores e práticas estruturantes de promoção do desenvolvimento e da cidadania
- Especificidades das abordagens bottom-up
- Modelos de compreensão das dinâmicas locais em Portugal e na UE
4. Caraterísticas diferenciadoras dos projetos de desenvolvimento local e comunitário
5. Dimensões da inclusão/exclusão e estratégias de intervenção educativa, aos níveis local e comunitário
6. Os recursos sociocomunitários e a promoção de redes (in)formais de promoção contínua de equidade e democracia participativa
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 50.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Silva, A. S.; Sociedade civil, democracia local e desenvolvimento. Democracia: novos desafios e novos horizontes. J. M. L. Viegas, A. C. Pinto & S. Faria. Oeiras, Celta Editora: 11-34., 2004
Hendersen, P. e Vercseg, I, (2010). Community Development and Civil Society. University of Bristol: Policy Press
Castells, M. (2002), A Sociedade em Rede, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Jolland, Michael (2001). L'évaluation des politiques éducatives: regard externe et processus interne. In G. Figari & M. Achouche (Eds.), L' Activité Évaluative Réinterrogée (pp.276-279). Bruxelles: De Boeck Université.
Ferreira, A. I. e Martinez, L. F. (2008). Manual de diagnóstico e Mudança Organizacional. Lisboa: Editora RH.
Ferreira, F. I. S. (2003). O estudo do local em educação: dinâmicas socioeducativas em Paredes de Coura. Braga. Universidade do Minho.