Dinâmicas Locais, Recursos Sócio-Comunitários e Lógicas Organizacionais
1
2016-2017
02747582
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Os estudantes devem possuir competências intermédias de escrita/conversação em língua Portuguesa, Inglês e Castelhano.
Métodos de Ensino
Nesta Unidade Curricular privilegiam-se os métodos activo e expositivo, embora sejam mobilizados diversos métodos e estratégias nas aulas. Tendo em consideração o teor teórico-prático da Unidade Curricular serão debatidas intervenções, analisados documentos legais e contrastadas práticas, sendo neste contexto priviligiado o método ativo. À exposição de conteúdos acresce ainda a utilização dos métodos interrogativo (e.g., análise de práticas e projetos) e demonstrativo.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os/as alunos/as demonstrem ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido as competências que lhes possibilitem:
- Planificar, segundo critérios diversos, projetos de matriz local;
- Implementar estratégias e iniciativas de suporte à realização de projetos inovadores;
- Avaliar, atendendo às suas especificidades concetuais e metodológicas, aos recursos recursos sócio-comunitários neles implicados/previstos, bem como às lógicas organizacionais (intra e interorganizações) predominantes, iniciativas de matriz local.
- Analizar criticamente documentos que suportam a geração e implementação de iniciativas neste âmbito, em específico.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Âmbito: Finalidades; definição dos conceitos-chave; fundamentos teóricos e metodológicos
2. Das abordagens políticas centralizadoras ao reconhecimento das especificidades dos territórios. O país nas dimensões nacional, regional e local
2.1 Referentes orientadores e práticas estruturantes de promoção do desenvolvimento e da cidadania
2.2 Especificidades das abordagens bottom-up e indicadores de apreciação da sua qualidade e eficácia
2.3 Modelos de compreensão das dinâmicas locais em Portugal e na UE
3. Geração, implementação e avaliação de projetos locais
3.1 Matrizes e indicadores na construção e implementação de projetos
3.2 Metodologias e estratégias de avaliação
3.2 Comunicação inter e intraorganizacional e a potenciação de recursos sociocomunitários
4. A participação no contexto da promoção de equidade e democratização
4.1 Redes (in)formais, negociações e poder(es), padrões de mobilidade e inovação
4.2 Inclusão de grupos vulneráveis e (re)configurações identitárias.
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Projecto: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Barzanò, G. (2009). Culturas de liderança e lógicas de responsabilidade. V. N. de Gaia: Fundação Manuel Leão.
Castells, M. (2002), A Sociedade em Rede, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Jolland, Michael (2001). L'évaluation des politiques éducatives: regard externe et processus interne. In G. Figari & M. Achouche (Eds.), L' Activité Évaluative Réinterrogée (pp.276-279). Bruxelles: De Boeck Université.
Ferreira, A. I. e Martinez, L. F. (2008). Manual de diagnóstico e Mudança Organizacional. Lisboa: Editora RH.
Wiley, J. W., & Brooks, S. M. (2000). The high-performance organizational culture. In N. M. Ashkanasy, C. P. M. Wilderom & M. F. Peterson (Eds.), Handbook of organizational culture and climate (pp. 177–191). Thousand Oaks, CA: Sage.