Educação para a Saúde

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
02747593
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Serão articuladas metodologias ativas e participativas com exposições orais suportadas por recursos audio.visuais produzidos e selecionados em função dos conteúdos programáticos. Também ocorrerão apresentações orais e dinamização de debates  por parte dos alunos (nasapresentações dos Ensaios) e de especialistas convidados.

Nas aulas realizar-se-ão trabalhos em grupo para treino de competências, discussão de casos e situações problema, que terão continuidade no trabalho teórico-prático (Guia de Recursos) destinado a avaliação.

Para trabalho individual e grupal haverá orientação tutorial.

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular espera-se que os mestrandos:

- Compreendam a  Saúde como uma globalidade bio-psico-socio-cultural  e a Educação para a Saúde como uma estratégia de Prevenção da Doença,  Promoção da Saúde e dos  Estilos de Vida Saudáveis,  na escola, na família e na comunidade.

 - Conheçam os pressupostos pedagógicos, psicológicos, sociológicos e ecológicos que estão na base da Educação para a Saúde.

- Analisem determinantes de saúde, problemas associados à saúde e respetivos fatores de risco e de proteção.  

- Conheçam modelos e metodologias de planeamento e avaliação em Educação para a Saúde

- Explorem ferramentas pedagógicas úteis à conceção, planificação, implementação e avaliação de programas, projetos e ações de Educação para a Saúde, que possam auxiliar os mestrandos a implementar intervenções no futuro, junto de diversos grupos-alvo, e em contextos educativos

- Serem facilitadores do processo educativo e responsaveis  pela sua validação junto dos vários actores.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Bases e justificação de Educação para a Saúde na sociedade atual

1. O conceito de Saúde como uma globalidade bio-psico-socio-cultural: o paradigma salutogénico

2. Educação para a Saúde, Prevenção e Promoção da Saúde: distinções

3. Os determinantes da Saúde

4. Estilos de Vida Saudáveis, indicadores de saúde e bem-estar, problemas associados à saúde e respetivos fatores de risco e de proteção.

5. Áreas prioritárias de Educação para a Saúde em contexto escolar

II. Intervenções em Educação para a Saúde

6. Níveis de intervenção educative: informação, sensibilização, formação e mudança comportamental

7, Modelos de Educação para a Saúde

9. Modelos de Planeamento e Avaliação de Projetos em Educação para a Saúde

9. Práticas baseadas em valores e práticas baseadas em evidência

10. Educação pelos Pares enquanto estratégia de promoção e Educação para a Saúde em contexto escolar e comunitário

III. Ferramentas pedagógicas: processos, experiências de aprendizagem e recursos educativos.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
40%Elaboração de um Ensaio(modalidade individual)/tema livre de saúde;60%Elaboração de um Guia de Recursos;Part.em projetos e prog.de Formação em Ed.para a Saúde (facultativo): 100.0%

Avaliação contínua
Trabalho de investigação: 40.0%
Projecto: 60.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Quiles, J,  Sebastián, MJ, Carrilo, F (2003). Manual de Psicología de la Salud con Niños, Adolescentes y Familia. Madrid: Ediciones Pirámide.

 Filho, HC, Borges, CF, & Franquilho, MA (2008). Organização de Intervenções Preventivas: Gestão de Problemas de Saúde em Meio Escolar. Lisboa: Coisas de Ler Edições.

Green, L. Kreuter, M. & Renaud, L. (1999). Modele de planification PRECEDE/PROCEED, In L. Renaud & M. G.  Zamudio, Planifier pour mieux agir (2ième éd.) (pp. 1-58). Montréal: Réseau Francophone International pour la Promotion de la Santé.

Pinheiro, M.R. (2006). Educação pelos Pares: de educandos a educadores, uma estratégia atractiva mas muito exigente. Revista Ser Solidário, Ano 4, nº 34, pp. 7-9.

Stewart-Brown, S. (2006). What is the evidence on school health promotion in improving health or preventing disease and, specifically, what is the effectiveness of the health promoting schools approach? Copenhagen, WHO Regional Office for Europe: Health Evidence Network Report.