Educação Familiar

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02747608
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Introdução às Ciências da Educação (para compreender a classificação epistemológica da disciplina das Ciências da Educação); Sociologia da Educação (na compreensão da família como sistema social e a sua evolução enquanto tal); Psicologia da Educação (perceção da família como nicho de desenvolvimento da criança, influenciado e sendo influenciada); Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias (relevância da intervenção baseada em evidência e da Educação Familiar aos níveis da prevenção universal, selectiva e indicada); Educação e Formação de de Adultos (para o domínio dos métodos e estratégias de Educação de Adultos).

Métodos de Ensino

As aulas contemplam a exposição oral e a discussão participada das temáticas do programa, suportadas pela projeção de material visual pela docente. Prevê-se ainda a apresentação de trabalhos pelos alunos e de testumunhos de profissionais de Educação Familiar.

Resultados de Aprendizagem

Contribuir para a formação inicial de  profissionais de Educação Familiar a diferentes níveis:

•docência; formação profissional; investigação;

•concepção, implementação, gestão e avaliação de programas de intervenção;

•coordenadores; assessores e elaboradores de pareceres;

•concepção de candidaturas a projetos que impliquem a componente da intervenção em Educação Familiar

Estágio(s)

Não

Programa

Processos de intervenção socioeducativa com famílias: a promoção das competências através da Educação Familiar

1. Intervenções de qualidade com grupos de pais.

2 Intervenções individuais de qualidade com pais.

3 Os web-sites e a Educação Parental.

A avaliação da Educação Parental

1 A avaliação de necessidades.

2 A avaliação do processo.

3 A avaliação da eficácia.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Filomena Ribeiro Fonseca Gaspar

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Doherty, W. (1995). Boundaries between parent and family education and family therapy. Family Relations, 44, 353-358.

Gaspar, M. (2005). Educação familiar como intervenção sócio-educativa: Porquês, para quem, como e por quem? Revista Portuguesa de Pedagogia, 39 (3), 61-98.

Gaspar, M. (2011). Educação parental e prevenção do risco na infância: Resposta milagre ou desafio incitador? In A. Almeida & N. Fernandes (Eds.). Intervenção com crianças, jovens e famílias: Estudos e práticas. Coimbra: Almedina.

Pourtois, J-P. (2011). Conclusion. In E.Catarsi & J.-P. Pourtois (Eds.). Les formations et les recherches en education familiale (pp.185-192). Paris: L’Harmattan.

Ramos, M. (2002). Educación Familiar: Una propuesta disciplinar y curricular. Málaga: Ediciones Aljibe.

Webster-Stratton, C., Gaspar, M., &  Seabra-Santos, M. (2012). Incredible Years parent, teachers and children’s series: Transportability to Portugal(…). Psychosocial Intervention (Intervención Psicosocial, 21 (2), 157-169.