Educação Familiar

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
02747608
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Introdução às Ciências da Educação (para compreender a classificação epistemológica da disciplina das Ciências da Educação); Sociologia da Educação (na compreensão da família como sistema social e a sua evolução enquanto tal); Psicologia da Educação (perceção da família como nicho de desenvolvimento da criança, influenciado e sendo influenciada); Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias (relevância da intervenção baseada em evidência e da Educação Familiar aos níveis da prevenção universal, selectiva e indicada); Educação e Formação de Adultos (para o domínio dos métodos e estratégias de Educação de Adultos).

Métodos de Ensino

As aulas contemplam a exposição oral e a discussão participada das temáticas do programa, suportadas pela projeção de material visual pela docente. Preve-se ainda a apresentação de trabalhos pelos alunos e de testumunhos de profissionais de Educação Familiar.    

Resultados de Aprendizagem

Contribuir para a formação inicial de  profissionais de Educação Familiar, através de uma formação que os introduza e sensibilize para problemáticas que lhes permitam, ao nível do prosseguimento de estudos serem profissionais de Educação Familiar a diferentes níveis:

• docência; formação profissional; investigação;

• concepção, implementação, gestão e avaliação de programas de intervenção;

• coordenadores; assessores e elaboradores de pareceres;

• concepção de candidaturas a projectos que impliquem a componente da intervenção em Educação Familiar.

Estágio(s)

Não

Programa

I - A Educação Familiar como intervenção socioeducativa com os pais (pai e mãe) e a criança.

1. A/s família/s no contexto sociohistórico e cultural do séc.XXI: papéis, desafios e necessidades.

2. O paradigma construcionista como enquadramento para a intervenção socioeducativa com famílias.

3. Enquadramento jurídico, social e político da Educação Familiar em Portugal.

4. Tipologias de Educação Familiar e Parental

5. O perfil profissional do Educador Parental.

II - Processos de intervenção socioeducativa com famílias: a promoção das competências

1. Intervenções de qualidade com grupos de pais.

2. Intervenções individuais de qualidade com pais.

3. Os web-sites e a Educação Parental.


III - A avaliação da Educação Parental

1. A avaliação de necessidades.

2. A avaliação do processo.

3. A avaliação da eficácia.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Almeida, A., et al (2012).Parent education interventions: Results from a national study in Portugal. The European Journal of Developmental Psychology, 9 (1), pp.135-149.

Baumrind, D.(1996).The discipline controversy revisited. Family Relations, 45 (4), 405-414.

Bronfenbrenner, U., & Ceci, (1994).Nature–Nurture reconceptualized in developmental perspective: A bioecological model. Psychological Review,101 (4),568–586.

Cruz, O. (2005).Parentalidade. Coimbra:Quarteto.

Doherty, W. (1995).Boundaries between parent and family education and family therapy: The levels of family involvement model.Family Relations,44, 353-358.

Ferry, L.(2008).Famílias: Amo-vos. Lisboa:Temas e Debates

Gaspar, M. (2005).Educação familiar como intervenção sócio-educativa: Porquês, para quem, como e por quem?. Revista Portuguesa de Pedagogia, 39 (3), 61-98

Gaspar, M. (2007).Programa de educação parental “Mais Família, Mais Criança”. Manual não publicado.FPCE- UC

Gaspar, M. (2008).Programa de educação parental.