Educação Familiar
1
2016-2017
02747608
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Introdução às Ciências da Educação (para compreender a classificação epistemológica da disciplina das Ciências da Educação); Sociologia da Educação (na compreensão da família como sistema social e a sua evolução enquanto tal); Psicologia da Educação (perceção da família como nicho de desenvolvimento da criança, influenciado e sendo influenciada); Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias (relevância da intervenção baseada em evidência e da Educação Familiar aos níveis da prevenção universal, selectiva e indicada); Educação e Formação de Adultos (para o domínio dos métodos e estratégias de Educação de Adultos).
Métodos de Ensino
As aulas contemplam a exposição oral e a discussão participada das temáticas do programa, suportadas pela projeção de material visual pela docente. Preve-se ainda a apresentação de trabalhos pelos alunos e de testumunhos de profissionais de Educação Familiar.
Resultados de Aprendizagem
Contribuir para a formação inicial de profissionais de Educação Familiar, através de uma formação que os introduza e sensibilize para problemáticas que lhes permitam, ao nível do prosseguimento de estudos serem profissionais de Educação Familiar a diferentes níveis:
• docência; formação profissional; investigação;
• concepção, implementação, gestão e avaliação de programas de intervenção;
• coordenadores; assessores e elaboradores de pareceres;
• concepção de candidaturas a projectos que impliquem a componente da intervenção em Educação Familiar.
Estágio(s)
NãoPrograma
I - A Educação Familiar como intervenção socioeducativa com os pais (pai e mãe) e a criança.
1. A/s família/s no contexto sociohistórico e cultural do séc.XXI: papéis, desafios e necessidades.
2. O paradigma construcionista como enquadramento para a intervenção socioeducativa com famílias.
3. Enquadramento jurídico, social e político da Educação Familiar em Portugal.
4. Tipologias de Educação Familiar e Parental
5. O perfil profissional do Educador Parental.
II - Processos de intervenção socioeducativa com famílias: a promoção das competências
1. Intervenções de qualidade com grupos de pais.
2. Intervenções individuais de qualidade com pais.
3. Os web-sites e a Educação Parental.
III - A avaliação da Educação Parental
1. A avaliação de necessidades.
2. A avaliação do processo.
3. A avaliação da eficácia.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Almeida, A., et al (2012).Parent education interventions: Results from a national study in Portugal. The European Journal of Developmental Psychology, 9 (1), pp.135-149.
Baumrind, D.(1996).The discipline controversy revisited. Family Relations, 45 (4), 405-414.
Bronfenbrenner, U., & Ceci, (1994).Nature–Nurture reconceptualized in developmental perspective: A bioecological model. Psychological Review,101 (4),568–586.
Cruz, O. (2005).Parentalidade. Coimbra:Quarteto.
Doherty, W. (1995).Boundaries between parent and family education and family therapy: The levels of family involvement model.Family Relations,44, 353-358.
Ferry, L.(2008).Famílias: Amo-vos. Lisboa:Temas e Debates
Gaspar, M. (2005).Educação familiar como intervenção sócio-educativa: Porquês, para quem, como e por quem?. Revista Portuguesa de Pedagogia, 39 (3), 61-98
Gaspar, M. (2007).Programa de educação parental “Mais Família, Mais Criança”. Manual não publicado.FPCE- UC
Gaspar, M. (2008).Programa de educação parental.