Seminário de Investigação em Educação Social
1
2016-2017
02747619
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Competências e conhecimentos básicos nas áreas científicas da Metodologia da Investigação em Educação e da Planificação e Gestão de Projetos em Educação.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino orienta-se para um processo dedutivo centrado nas competências dos discentes e para a compreensão e reflexão conceptual dos temas.
Resultados de Aprendizagem
A Unidade Curricular Seminário de Investigação em Educação Social destina-se a promover o debate do estado da arte da Investigação em Educação Social e cria condições para a definição de objetos e compreensão das opções metodológicas adequadas à construção de conhecimento no âmbito do mestrado. Facilita a consolidação de conhecimentos e a aquisição e desenvolvimento de competências analítico-reflexivas e operativas exigidas ao desenvolvimento de investigação sobre objetos multifacetados e multidisciplinares. Deste modo, a unidade curricular visa os seguintes objetivos:
- Enquadramento da investigação em Educação social no plano da epistemologia, metodologia e da prática de pesquisa em Ciências Sociais
- Aprofundamento analítico das etapas do planeamento da pesquisa aplicada às Ciências da Educação
- Exploração prática dos procedimentos de elaboração de um projeto de pesquisa
- Desenvolvimento do espírito critico, reflexivo e operativo inerentes processo de investigação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Modulo I – Investigação em Educação Social
Módulo II – Lógica e Heurística da metodologia de Investigação aplicada à Educação Social
Módulo III – Elaboração e Análise de projetos de investigação: Questões operativas.
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Projecto: 100.0%
Bibliografia
Armani, D. (2006). Como elaborar projectos? Guia prático para a elaboração de projectos sociais. Porto Alegre:Tomo Editorial.
Caffarella, R. (2002). Planning programs for adult learners: A comprehensive guide. San Francisco: Jossey-Bass.
Capucha, L. (2008). Planeamento e avaliação de projectos: Guião prático. Lisboa: Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
Gaspar, M. (2005). Educação familiar como intervenção sócio-educativa: Porquês, para quem, como e por quem? Revista Portuguesa de Pedagogia, 39 (3), 61-98.
Giacaglia, M. C. (2006). Organização de eventos: Teoria e prática. S. Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Perez Serrano, G. (2008). Elaboração de projectos sociais: Casos práticos. Porto: Porto Editora.
Rojo, V., Jiménez, E., Flores, J., Clares, P., Rodriguez, S., & Santero, J. (2002). Diseño y evaluación de programas. Madrid: Editorial EOS.
Roldão, V. (2005). Gestão de Projectos: Abordagem instrumental ao planeamento, organização e controlo. Lisboa: Monitor.