Seminário de Investigação em Educação Social

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
02747619
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Competências e conhecimentos básicos nas áreas científicas da Metodologia da Investigação em Educação e da Planificação e Gestão de Projetos em Educação.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino orienta-se para um processo dedutivo centrado nas competências dos discentes e para a compreensão e reflexão conceptual dos temas.

Resultados de Aprendizagem

A Unidade Curricular Seminário de Investigação em Educação Social destina-se a promover o debate do estado da arte da Investigação em Educação Social e cria condições para a definição de objetos e compreensão das opções metodológicas adequadas à construção de conhecimento no âmbito do mestrado. Facilita a consolidação de conhecimentos e a aquisição e desenvolvimento de competências analítico-reflexivas e operativas exigidas ao desenvolvimento de investigação sobre objetos multifacetados e multidisciplinares. Deste modo, a unidade curricular visa os seguintes objetivos:

-  Enquadramento da investigação em Educação social no plano da epistemologia, metodologia e da prática de pesquisa em Ciências Sociais

-  Aprofundamento analítico  das etapas do planeamento da pesquisa aplicada às Ciências da Educação

-  Exploração prática dos procedimentos de elaboração de um projeto de pesquisa

-  Desenvolvimento do espírito critico, reflexivo e operativo inerentes processo de investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

Modulo I –  Investigação em Educação Social

Módulo II – Lógica e Heurística da metodologia de Investigação  aplicada à Educação Social

Módulo III – Elaboração e Análise de projetos de investigação: Questões operativas.    

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Projecto: 100.0%

Bibliografia

Armani, D. (2006). Como elaborar projectos? Guia prático para a elaboração de projectos sociais. Porto Alegre:Tomo Editorial.

Caffarella, R. (2002). Planning programs for adult learners: A comprehensive guide. San Francisco: Jossey-Bass.

Capucha, L. (2008). Planeamento e avaliação de projectos: Guião prático. Lisboa: Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

Gaspar, M. (2005). Educação familiar como intervenção sócio-educativa: Porquês, para quem, como e por quem? Revista Portuguesa de Pedagogia, 39 (3), 61-98.

Giacaglia, M. C. (2006). Organização de eventos: Teoria e prática. S. Paulo:  Pioneira Thomson Learning.

Perez Serrano, G. (2008). Elaboração de projectos sociais: Casos práticos. Porto: Porto Editora.

Rojo, V., Jiménez, E., Flores, J., Clares, P., Rodriguez, S., & Santero, J. (2002). Diseño y evaluación de programas. Madrid: Editorial EOS.

Roldão, V. (2005). Gestão de Projectos: Abordagem instrumental ao planeamento, organização e controlo. Lisboa: Monitor.