Planeamento e Avaliação em Intervenção Socioeducativa
1
2016-2017
02747653
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
N.A.
Métodos de Ensino
Exposição de temas e casos práticos por parte das docentes, alunos e convidados; Exercícios práticos; Tutorias presenciais e a distância.
No trabalho prático: elaboração de projeto de aplicação fundamentada num dos temas de intervenção socioed.abordados, recorrendo aos modelos lecionados de planeamento e avaliação. Esta prova, de trabalho escrito, realizado em grupos de 3 ou 4 elementos, será apresentada à turma e docentes. A supervisão dos projetos ocorrerá nas aulas e em regime tutorial.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular visa que os alunos conheçam, explorem e apliquem modelos de planeamento e avaliação de programas/projetos/ações socioeducativas que possam auxiliar na intervenção em diversos contextos e grupos-alvo, numa perspetiva transdisciplinar, centrada na resolução de problemas.
Competências esperadas:
Compreender os modelos teóricos de suporte à intervenção socioeducativa e sua articulação com os modelos de planeamento e avaliação socioeducativa
Conhecer modelos de planificação e avaliação de projetos socioeducativos.
Refletir criticamente sobre distintas análises e intervenções socioeducativas e novas lógicas de desenvolvimento pessoal, grupal, organizacional e comunitário.
Reconhecer competências pessoais, interpessoais, grupais e de comunicação relacionadas com a gestão de um projeto de intervenção socioeducativa.
Articular processos de gestão de projetos com as etapas do ciclo de vida de um projeto socioeducativo.
Conceber um projeto de intervenção socioeducativa
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Intervenção Socioeducativa: Conceções e tipologias de intervenção socioeducativa; Âmbitos e projetos de intervenção socioeducativa na família/escola/grupos e comunidade; Intervenções baseadas em evidência e intervenções baseadas em valores
2. Planeamento e Avaliação de Projetos Socioeducativos: Modelos, práticas e ferramentas úteis para o ciclo dinâmico de desenvolvimento de um projecto socioeducativo - O Modelo de Planeamento de Projectos Sociais de Pérez Serrano (1997); O Modelo teórico-prático de Organização de Eventos de Giacaglia (2006); O Modelo Interactivo de Planificação de Programas; O Modelo de desenvolvimento de competências segundo Whetten e Cameron (2005).
3. A avaliação de projetos de intervenção socioeducativa com base no modelo multinível de Kirkpatrick (2006) e de Stufflebeam (1993); A gestão de projetos de intervenção socioeducativa com base no Quadro Lógico de um projecto
4. Concepção e planeamento de um projeto de intervenção socioeducativa.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação e Defesa do projeto: 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%
Bibliografia
Ander-Egg, E.; Idáñez, M. (1999). Como Elaborar Um Projecto. Guia Para Desenhar Projectos Sociais e Culturais, Lisboa, CPIHTS.
Armani, D. (2006). Como elaborar projectos? Guia Prático para a elaboração de projectos Sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial.
Caffarella, R. (2002). Planning Programs for Adult Learners: A Comprehensive Guide. San Francisco: Jossey-Bass.
Capucha, L. (2008). Planeamento e Avaliação de Projectos: Guião Prático. Lisboa: Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
Freitas, C. V. (1997). Gestão e avaliação de projectos nas escolas. Lisboa: IIE
Giacaglia, M. C. (2006). Organização de Eventos: Teoria e prática. S. Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Kirkpatrick, D ,(1994). Evaluating Training Programs – the four levels. Berrett-Koehler Publishers.
Perez Serrano, G. (2008). Elaboração de Projectos Sociais: Casos Práticos. Porto: Porto Editora.