Planeamento e Avaliação em Intervenção Socioeducativa

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
02747653
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

N.A.

Métodos de Ensino

Exposição de temas e casos práticos  por parte das docentes, alunos e convidados; Exercícios práticos; Tutorias presenciais e a distância.

No trabalho prático: elaboração de projeto de aplicação fundamentada num dos temas de intervenção socioed.abordados, recorrendo aos modelos lecionados de planeamento e avaliação. Esta prova, de trabalho escrito, realizado em grupos de 3 ou 4 elementos, será apresentada à turma e docentes. A supervisão dos projetos ocorrerá nas aulas e em regime tutorial.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular visa que os alunos conheçam, explorem e apliquem modelos de planeamento e avaliação de programas/projetos/ações socioeducativas que possam auxiliar na intervenção em diversos contextos e grupos-alvo,  numa perspetiva transdisciplinar, centrada na resolução de problemas.

Competências esperadas:

Compreender os modelos teóricos de suporte à intervenção socioeducativa e sua articulação com os modelos de planeamento e avaliação socioeducativa

Conhecer modelos de planificação e avaliação de projetos socioeducativos.

Refletir criticamente sobre distintas análises e intervenções socioeducativas e novas lógicas de desenvolvimento pessoal, grupal, organizacional e comunitário.

Reconhecer competências pessoais, interpessoais, grupais e de comunicação relacionadas com a gestão de um projeto de intervenção socioeducativa.

Articular processos de gestão de projetos com as etapas do ciclo de vida de um projeto socioeducativo.

Conceber um projeto de intervenção socioeducativa

Estágio(s)

Não

Programa

1. Intervenção Socioeducativa: Conceções e tipologias de intervenção socioeducativa; Âmbitos e projetos de intervenção socioeducativa na família/escola/grupos e comunidade;  Intervenções baseadas em evidência e intervenções baseadas em valores

2. Planeamento e Avaliação de Projetos Socioeducativos: Modelos, práticas e ferramentas úteis para o ciclo dinâmico de desenvolvimento de um projecto socioeducativo - O Modelo de Planeamento de Projectos Sociais de Pérez Serrano (1997); O Modelo teórico-prático de Organização de Eventos de Giacaglia (2006);  O Modelo Interactivo de Planificação de Programas; O Modelo de desenvolvimento de competências segundo Whetten e Cameron (2005).

 3. A avaliação de projetos de intervenção socioeducativa com base no modelo multinível de Kirkpatrick (2006) e de Stufflebeam (1993); A gestão de projetos de intervenção socioeducativa com base no Quadro Lógico de um projecto

4. Concepção e planeamento de um projeto de intervenção socioeducativa.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação e Defesa do projeto: 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%

Bibliografia

Ander-Egg, E.; Idáñez, M. (1999). Como Elaborar Um Projecto. Guia Para Desenhar Projectos Sociais e Culturais, Lisboa, CPIHTS.

Armani, D. (2006). Como elaborar projectos? Guia Prático para a elaboração de projectos Sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial. 

Caffarella, R. (2002). Planning Programs for Adult Learners: A Comprehensive Guide.  San Francisco: Jossey-Bass.

Capucha, L. (2008). Planeamento e Avaliação de Projectos: Guião Prático. Lisboa: Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

Freitas, C. V. (1997). Gestão e avaliação de projectos nas escolas. Lisboa: IIE

Giacaglia, M. C. (2006). Organização de Eventos: Teoria e prática. S. Paulo:  Pioneira Thomson Learning.

Kirkpatrick, D ,(1994). Evaluating Training Programs – the four levels. Berrett-Koehler Publishers.

Perez Serrano, G. (2008). Elaboração de Projectos Sociais: Casos Práticos. Porto: Porto Editora.