Infância, Risco e Promoção Social

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
02747670
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia do Desenvolvimento; Psicologia da Educação; Sociologia da Educação

 

Métodos de Ensino

As aulas contemplam  a exposição oral e a discussão participada das temáticas do programa, suportadas pela projeção de material visual e audiovisual pela docente. Preve-se ainda a apresentação de trabalhos pelos alunos e de testumunhos de profissionais ligados ao risco na infância.

Resultados de Aprendizagem

1. Apropriam-se do conceito de risco e dos modelos conceptuais simples e complexos do risco

2. Conhecem o enquadramento legal do risco na infancia e as pontes com a justiça

3. Sabem quais as respostas socias existentes em Portugal face ao risco na infancia

4. Compreendem a complexidade das respostas de colocação extra-familiar das crianças em risco

5. Conhecem as intervenções baseadas em evidencia para as crianças em risco

Estágio(s)

Não

Programa

1. Risco – considerações conceptuais

1.1  Os modelos simples do risco

1.2  Os modelos complexos do risco

2. Risco na infância e justiça de menores

3. As respostas sociais

3.1  Políticas para a infância, serviços sociais e protecção infantil

3.2  Os serviços sociais para a infância

4. A colocação extra-familiar das crianças em risco

5. A intervenção com as crianças e jovens em risco

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Allen, R. (Ed.). (2012). Programs and interventions for maltreated children and families at risk. Hoboken, N.J.: J. W. & Sons.

Calheiros, M. et al. (1993). The nature and research of residential and foster care provision in Portugal. In M. Colton & W. Hellinckx (Eds.), Child care in countries of the European community (pp. 177–195). Avebury: Gower.

Martins, P. (2004). Protecção de crianças e jovens em itinerários de risco: Representações sociais, modos e espaços. Dissertação de doutoramento apresentada ao Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho

Vieira,C, et al.(2004) .Crianças e Jovens em Risco: Da investigação à intervenção. Coimbra: Ed.Almedina

Silva, I. S.,  Gaspar, M. F. F., Anglin, J. (2014). Webster-Stratton Incredible Years Basic Parent Programme (IY) in Child Care Placements: Residential Staff Carers’ Satisfaction Results. Child & Family Social Work. doi:doi:10.1111/cfs.12129