Políticas e Práticas de Educação de Adultos

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02748040
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

N.A.

Métodos de Ensino

Na unidade curricular far-se-á apelo a diversos métodos de ensino, merecendo destaque os métodos expositivo e activo, sendo mobilizadas estratégias diversificadas de ensino-aprendizagem como  a realização de trabalhos de revisão sobre tema a combinar; a realização de pequenos trabalhos relativos à matéria tratada nas aulas; a elaboração de questões sobre o conteúdo das aulas; a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados;   

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular constitui um espaço de reflexão crítica sobre a evolução de políticas e práticas de educação e formação de adultos, na sua articulação e sob o impacto das transformações sociais ocorridas ao longo dos últimos sessenta anos. Nesse sentido o estudante deve:

Reconhecer a importância e lugar da educação e formação de adultos no quadro genérico da educação e formação.

Distinguir os momentos e as mudanças cruciais ocorridas nas políticas e práticas de educação e formação de adultos nos últimos sessenta anos.

Descrever as políticas e práticas de elevação dos níveis de escolaridade e de qualificação da população adulta em Portugal.

Interpretar o impacto dos processos de globalização e das mudanças nas políticas de educação e formação.

Apreciar as orientações configuradas em instâncias supranacionais no domínio das políticas e práticas de educação e formação de adultos.  

Estágio(s)

Não

Programa

Tradição da educação de adultos; clarificação de conceitos e tendências. As primeiras conferências. Da educação permanente à aprendizagem ao longo da vida. A educação e formação ao longo da vida e o Espaço Europeu de Educação. Políticas de educação e formação ao longo da vida: tensões e possibilidades.

Políticas de Educação de Adultos em Portugal: das primeiras iniciativas políticas à campanha nacional de educação de adultos (1952); o plano nacional de alfabetização e educação de base de adultos (1979); a formação profissional contínua; políticas e práticas de certificação profissional. O relançamento da política pública de educação de adultos – políticas e práticas de certificação profissional: da ANEFA à ANQEP.

Contextos de práticas de educação e formação de adultos desenvolvidos por instituições de natureza diversa – empresas, no âmbito do Estado, instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e organizações não governamentais.   

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação terá sempre dois ou mais momentos: por exemplo uma prova tipo exame e a elaboração de um trabalho e será definida previamente com os estudantes : 100.0%

Bibliografia

Antunes,F.(2005).Globalização e europeização das políticas educativas.Sociologia,Problemas e Práticas,n.º 47,pp. 125-143.
Antunes,F.(Outubro de 2006).Governação e Espaço Europeu de Educação:regulação da educação e visões para o projecto"Europa".Revista Crítica de Ciências Sociais,pp.63-93.
Bernardes,A.(Maio/Agosto de 2008).Políticas e práticas de formação em grandes empresas-situação actual e perspectivas futuras.Sísifo.Revista de Ciências da Educação, 66,pp.57-70.
Canário,R.(2008).Educação de adultos.Um campo,uma problemática.Lisboa:Educa.
Cavaco,C.(Janeiro/Abril de 2007).Reconhecimento,validação e certificação de competências:complexidade e novas actividades profissionais.Sísifo. Revista de Ciências da Educação n.º 2,pp.21-34.
Finger,M.,& Asún,J.M.(2003).A educação de adultos numa encruzilhada.Porto:Porto Editora.
Lima,L.(2005).A educação de adultos em Portugal(1974-2004):entre as lógicas da educação popular e da gestão de recursos