Políticas e Práticas de Educação de Adultos
1
2021-2022
02748040
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
N.A.
Métodos de Ensino
Na unidade curricular far-se-á apelo a diversos métodos de ensino, merecendo destaque os métodos expositivo e activo, sendo mobilizadas estratégias diversificadas de ensino-aprendizagem como a realização de trabalhos de revisão sobre tema a combinar; a realização de pequenos trabalhos relativos à matéria tratada nas aulas; a elaboração de questões sobre o conteúdo das aulas; a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados;
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular constitui um espaço de reflexão crítica sobre a evolução de políticas e práticas de educação e formação de adultos, na sua articulação e sob o impacto das transformações sociais ocorridas ao longo dos últimos sessenta anos. Nesse sentido o estudante deve:
Reconhecer a importância e lugar da educação e formação de adultos no quadro genérico da educação e formação.
Distinguir os momentos e as mudanças cruciais ocorridas nas políticas e práticas de educação e formação de adultos nos últimos sessenta anos.
Descrever as políticas e práticas de elevação dos níveis de escolaridade e de qualificação da população adulta em Portugal.
Interpretar o impacto dos processos de globalização e das mudanças nas políticas de educação e formação.
Apreciar as orientações configuradas em instâncias supranacionais no domínio das políticas e práticas de educação e formação de adultos.
Estágio(s)
NãoPrograma
Tradição da educação de adultos; clarificação de conceitos e tendências. As primeiras conferências. Da educação permanente à aprendizagem ao longo da vida. A educação e formação ao longo da vida e o Espaço Europeu de Educação. Políticas de educação e formação ao longo da vida: tensões e possibilidades.
Políticas de Educação de Adultos em Portugal: das primeiras iniciativas políticas à campanha nacional de educação de adultos (1952); o plano nacional de alfabetização e educação de base de adultos (1979); a formação profissional contínua; políticas e práticas de certificação profissional. O relançamento da política pública de educação de adultos – políticas e práticas de certificação profissional: da ANEFA à ANQEP.
Contextos de práticas de educação e formação de adultos desenvolvidos por instituições de natureza diversa – empresas, no âmbito do Estado, instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e organizações não governamentais.
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação terá sempre dois ou mais momentos: por exemplo uma prova tipo exame e a elaboração de um trabalho e será definida previamente com os estudantes : 100.0%
Bibliografia
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