Educação de Adultos com Necessidades Educativas Especiais

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02748055
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os estudantes devem possuir competências intermédias de escrita/conversação em língua Portuguesa, Inglês e Castelhano

Métodos de Ensino

Nesta Unidade Curricular privilegiam-se os métodos activo e expositivo, embora sejam mobilizados diversos métodos e estratégias nas aulas. Tendo em consideração o teor teórico-prático da Unidade Curricular serão abordados casos práticos, debatidas intervenções, analisados documentos legais e contrastadas práticas, sendo neste contexto priviligiado o método ativo. À exposição de conteúdos acresce ainda a utilização dos métodos interrogativo (e.g. análise de práticas) e demonstrativo.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os/as alunos/as demonstrem ter adquirido conhecimentos de análise crítica do construto Necessidades Educativas Especiais, e que o enquadram no âmbitodo paradigma de inclusão e no contexto das abordagens teóricas de aprendizagem ao longo da vida e da educação de adultos/as. Visa-se, ainda, que procedam à análise de especificidades da manifestação de diferentes tipos de NEE em período e contextos diferenciados no decurso da adultez. Devem, ainda, evidenciar competências de planificação e implementação de processos de análise de necessidades e de intervenção educativa, assim como de avaliação das ações implementadas. Por fim, devem analisar o perfil de competências do/a Educador/a de Adultos/as, sinalizando os conhecimentos e as competências transversais e técnicas que sustentam a sua ação neste domínio.

Estágio(s)

Não

Programa

TEMA 1 Necessidades Educativas especiais na adultez

Necessidades Educativas Especiais; deficiência, incapacidade e funcionalidade. Definições, tipos e prevalência de NEE; NEE congénita e adquirida; NEE de caráter temporário e permanente, NEE e desenvolvimento; NEE e inclusão

TEMA 2 Desafios da adultez em pessoas com NEE sinalizadas desde a adolescência/juventude: Processos de diagnóstico; intervenção educativa em contextos (não) formais (trabalho, familia, comunitário), formação profissional para adultos/as com NEE; avaliação da intervenção; direitos e liberdades fundamentais da pessoa adulta com NEE; gestão da participação e processos de capacitação;

TEMA 4 Sinalização de NEE, pela primeira vez, na adultez

Processos de diagnóstico; intervenção educativa em contextos (não) formais; avaliação da intervenção; direitos e liberdades fundamentais da pessoa adulta com NEE; gestão da participação e processos de capacitação

TEMA 5 Perfil do/a profissional em Educação de Adultos neste âmbito

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação final: Exame: 100.0%

Avaliação
Avaliação contínua: Frequência: 50% +Trabalho de síntese: 50% : 100.0%

Bibliografia

Backman, L., & Nyberg, L. (2010). Successful aging: Perspectives from the behavioral sciences. New York:Cambridge University Press.

Frank; R. & Elliott, T. (2000). Handbook of rehabilitation psychology. Washington: APA.

Fry,P. S., & Keyes, C. (2010). New frontiers in resilient aging:Life-strengths and well-being in late life. New York:Cambridge Univ Press.

Gauthier, S., & Rosa-Neto, P. (Eds.) (2011). Cases studies in Dementia: Common and uncommon presentations. New York:Cambridge Univ.Press.

Roffman, A. (2000). Meeting the Challenge of Learning Disabilities in Adulthood. Baltimore: Brookes Publishing Company.

Shogren, K. (2013). Self-Determination and Transition Planning. Baltimore: Brookes Publishing Company.

Simões, A.(2006).A nova velhice: um novo público a formar.Coimbra:Almedina.