Educação de Adultos com Necessidades Educativas Especiais
1
2021-2022
02748055
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Os estudantes devem possuir competências intermédias de escrita/conversação em língua Portuguesa, Inglês e Castelhano
Métodos de Ensino
Nesta Unidade Curricular privilegiam-se os métodos activo e expositivo, embora sejam mobilizados diversos métodos e estratégias nas aulas. Tendo em consideração o teor teórico-prático da Unidade Curricular serão abordados casos práticos, debatidas intervenções, analisados documentos legais e contrastadas práticas, sendo neste contexto priviligiado o método ativo. À exposição de conteúdos acresce ainda a utilização dos métodos interrogativo (e.g. análise de práticas) e demonstrativo.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os/as alunos/as demonstrem ter adquirido conhecimentos de análise crítica do construto Necessidades Educativas Especiais, e que o enquadram no âmbitodo paradigma de inclusão e no contexto das abordagens teóricas de aprendizagem ao longo da vida e da educação de adultos/as. Visa-se, ainda, que procedam à análise de especificidades da manifestação de diferentes tipos de NEE em período e contextos diferenciados no decurso da adultez. Devem, ainda, evidenciar competências de planificação e implementação de processos de análise de necessidades e de intervenção educativa, assim como de avaliação das ações implementadas. Por fim, devem analisar o perfil de competências do/a Educador/a de Adultos/as, sinalizando os conhecimentos e as competências transversais e técnicas que sustentam a sua ação neste domínio.
Estágio(s)
NãoPrograma
TEMA 1 Necessidades Educativas especiais na adultez
Necessidades Educativas Especiais; deficiência, incapacidade e funcionalidade. Definições, tipos e prevalência de NEE; NEE congénita e adquirida; NEE de caráter temporário e permanente, NEE e desenvolvimento; NEE e inclusão
TEMA 2 Desafios da adultez em pessoas com NEE sinalizadas desde a adolescência/juventude: Processos de diagnóstico; intervenção educativa em contextos (não) formais (trabalho, familia, comunitário), formação profissional para adultos/as com NEE; avaliação da intervenção; direitos e liberdades fundamentais da pessoa adulta com NEE; gestão da participação e processos de capacitação;
TEMA 4 Sinalização de NEE, pela primeira vez, na adultez
Processos de diagnóstico; intervenção educativa em contextos (não) formais; avaliação da intervenção; direitos e liberdades fundamentais da pessoa adulta com NEE; gestão da participação e processos de capacitação
TEMA 5 Perfil do/a profissional em Educação de Adultos neste âmbito
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação final: Exame: 100.0%
Avaliação
Avaliação contínua: Frequência: 50% +Trabalho de síntese: 50% : 100.0%
Bibliografia
Backman, L., & Nyberg, L. (2010). Successful aging: Perspectives from the behavioral sciences. New York:Cambridge University Press.
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Roffman, A. (2000). Meeting the Challenge of Learning Disabilities in Adulthood. Baltimore: Brookes Publishing Company.
Shogren, K. (2013). Self-Determination and Transition Planning. Baltimore: Brookes Publishing Company.
Simões, A.(2006).A nova velhice: um novo público a formar.Coimbra:Almedina.