Formação Ética e Deontológica
1
2012-2013
02747780
Ciências da Educação
Português
Presencial
7.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Sem requisitos específicos
Métodos de Ensino
Metodologia de ensino
Para trabalhar nas sessões presenciais (de duas horas cada e em número de quinze, perfazendo um total de trinta horas) e autonomamente, seleccionaram-se dois métodos que admitem diferentes tipos de estruturação, são eles:
- Exposição com debate;
- Seminários com apresentação de trabalhos realizados.
Método de avaliação
A avaliação da aprendizagem rege-se pelas Normas de Avaliação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra em vigor e concretiza-se na realização de um trabalho escrito com apresentação oral, que deve incidir num dos tópicos de conteúdos enunciados.
Resultados de Aprendizagem
O objectivo da unidade curricular é aprofundar a reflexão sobre dimensão ética da intervenção educativa, a partir de conhecimento sobre grandes problemáticas de teor axiológico que se delineiam na escola, como instituição integrada na sociedade contemporânea.
A partir deste objectivo global, estabelecem-se competências em três domínios:
(1) Domínio cognitivo
- Conhecer: adquirir/actualizar/rever conhecimentos
- Compreender: reorganizar esses conhecimentos nas estruturas pré-existentes e estabelecer relações adequadas entre eles.
- Analisar: identificar elementos críticos em diversos discursos e práticas com vista à sua sistematização.
(2) Domínio afectivo
- Responder: empenhar-se na aquisição/actualização/revisão, compreensão e análise de conhecimentos.
- Valorizar: reconhecer importância aos conhecimentos tratados.
(3) Aplicação
- Criticar: com base em conhecimentos, investir deliberadamente na apreciação de ideias e práticas.
- Realizar: com base em conhecimentos, investir no debate de ideias e práticas.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução
1. O valor de educar
1.1. Humanidade e Educação e/ou Educação e Humanidade?
1.2. O interminável esforço de Sísifo ou a leveza do desabrochar?
1.3. O dever e a responsabilidade de ensinar
2. Profissionalidade em educação
2.1. Profissões ou semi-profissões?
2.2. Singularidades das profissões de educação
2.3. A flutuação da afirmação e do reconhecimento profissional
3. Paradigmas de pensamento, valores e educação
3.1. Das esquadrias morais ao relativismo axiológico ou existe uma terceira via?
3.2. Do elogio da convivência à vivência do individualismo
3.3. Do interesse superior à estratégia de sobrevivência
4. Dos deveres e dos direitos profissionais
4.1. Para com o conhecimento
4.2. Para com sociedade
4.3. Para com outrem (alunos, pares e outros profissionais, superiores hierárquicos, famílias e comunidade)
4.4. Para consigo mesmo
4.5. Para com a instituição
4.5. Para com a profissão
5. A formação deontológica
5.1. Que lugar, que modelos?
5.2. Uma proposta de formação
Síntese
Docente(s) responsável(eis)
Maria Helena Lopes Damião Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação da aprendizagem rege-se pelas Normas de Avaliação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra em vigor e concretiza-se na realização de um trabalho escrito com apresentação oral, que deve incidir num dos tópicos de conteúdos enunciados.: 100.0%
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