Formação Ética e Deontológica

Ano
1
Ano lectivo
2012-2013
Código
02747780
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Sem requisitos específicos

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino

Para trabalhar nas sessões presenciais (de duas horas cada e em número de quinze, perfazendo um total de trinta horas) e autonomamente, seleccionaram-se dois métodos que admitem diferentes tipos de estruturação, são eles: 

- Exposição com debate;

- Seminários com apresentação de trabalhos realizados.

 Método de avaliação   

A avaliação da aprendizagem rege-se pelas Normas de Avaliação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra em vigor e concretiza-se na realização de um trabalho escrito com apresentação oral, que deve incidir num dos tópicos de conteúdos enunciados.

Resultados de Aprendizagem

O objectivo da unidade curricular é aprofundar a reflexão sobre dimensão ética da intervenção educativa, a partir de conhecimento sobre grandes problemáticas de teor axiológico que se delineiam na escola, como instituição integrada na sociedade contemporânea.

 

A partir deste objectivo global, estabelecem-se competências em três domínios:

(1)  Domínio cognitivo
-  Conhecer: adquirir/actualizar/rever conhecimentos 
-  Compreender: reorganizar esses conhecimentos nas estruturas pré-existentes e estabelecer relações adequadas entre eles.
-  Analisar: identificar elementos críticos em diversos discursos e práticas com vista à sua sistematização.

(2)  Domínio afectivo
Responder: empenhar-se na aquisição/actualização/revisão, compreensão e análise de conhecimentos.
Valorizar: reconhecer importância aos conhecimentos tratados.

(3)  Aplicação
Criticar: com base em conhecimentos, investir deliberadamente na apreciação de ideias e práticas.
Realizar: com base em conhecimentos, investir no debate de ideias e práticas.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução

1. O valor de educar

1.1. Humanidade e Educação e/ou Educação e Humanidade?
1.2. O interminável esforço de Sísifo ou a leveza do desabrochar?
1.3. O dever e a responsabilidade de ensinar

2. Profissionalidade em educação
2.1. Profissões ou semi-profissões?
2.2. Singularidades das profissões de educação
2.3. A flutuação da afirmação e do reconhecimento profissional

3. Paradigmas de pensamento, valores e educação
3.1. Das esquadrias morais ao relativismo axiológico ou existe uma terceira via?
3.2. Do elogio da convivência à vivência do individualismo
3.3. Do interesse superior à estratégia de sobrevivência

4. Dos deveres e dos direitos profissionais
4.1. Para com o conhecimento
4.2. Para com sociedade
4.3. Para com outrem (alunos, pares e outros profissionais, superiores hierárquicos, famílias e comunidade)
4.4. Para consigo mesmo
4.5. Para com a instituição
4.5. Para com a profissão

5. A formação deontológica
5.1. Que lugar, que modelos?
5.2. Uma proposta de formação

Síntese

Docente(s) responsável(eis)

Maria Helena Lopes Damião Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação da aprendizagem rege-se pelas Normas de Avaliação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra em vigor e concretiza-se na realização de um trabalho escrito com apresentação oral, que deve incidir num dos tópicos de conteúdos enunciados.: 100.0%

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