Modelos e Práticas de Avaliação da Formação
1
2016-2017
02747805
Ciências da Educação
Português
Presencial
7.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Exposição participativa com recurso ao power-point. Participação em debates e dinâmicas de grupo sobre as temáticas abordadas e desenvolvimento de actividades relacionadas com a avaliação da formação.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa o desenvolvimento de conhecimentos e competências no âmbito da construção de planos de avaliação para a formação de professores.
Resultados de aprendizagem
1.1 Compreender as gerações e os paradigmas da avaliação
1.2 Reflectir sobre o funcionamento do processo avaliativo
1.3 Conhecer os modelos utilizados na avaliação da formação
1.4 Construir planos de avaliação para acções de formação.
Estágio(s)
NãoPrograma
2.1 Debate em torno da avaliação da formação; avaliar é ser sujeito ou sujeitar-se?
2.1.1 As gerações da avaliação (medida, congruência, julgamento e interacção social complexa)
2.1.2 Os paradigmas da avaliação da formação (Objectivista ou técnico, Subjectivista ou prático e Crítico ou emancipatório)
2.2 Funcionamento do processo avaliativo
2.2.1 Os critérios estabelecidos pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation: o rigor, a utilidade, a exequibilidade e a justiça
2.2.2 Componentes de avaliação: referido, referente e referencial
2.2.3 Definições de avaliação da formação
2.2.4 Dimensões, níveis e critérios da avaliação da formação
2.3 Contributo dos modelos de avaliação para o aperfeiçoamento da formação
2.3.1 Modelo hierárquico de Donald Kirkpatrick
2.3.2 Modelo CIPP de Daniel Stufflebeam
2.3.3 Modelo de “avaliação plural” de Charles Hadji
2.3.4 Modelo ICP de Gerard Figari
2.3.5 Construção de uma estratégia avaliativa com base nos modelos de avaliação.
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Trabalho de grupo sobre a construção de um referencial de avaliação na concretização de uma acção de formação,utilizando os modelos,os proc. e os instrumentos desenv. nas aulas: 100.0%
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Barreira, C. (2009). Os contributos dos modelos de Donald Kirkpatrick e de Donald Stufflebeam para o desenvolvimento de uma estratégia avaliativa. In H. Ferreira et al. Investigar, avaliar, descentralizar, Actas do X Congressso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Bragança: Instituto Politécnico.
Cabrera, F. (2003). Evaluación de la formación. Madrid: Editorial Sínteses.
Caetano, A. (2007). Avaliação da formação; estudos em organizações portuguesas. Lisboa: Livros Horizonte.
Instituto para a Qualidade na Formação (2006). Guia para a avaliação da formação. Lisboa: IQF.
KirkPatrick, D. & KirkPatrick, J. (2005). Evaluating training programs – the four levels (3ª ed.). San Francisco: Berrett-Koehler Publishers.
Pérez Juste, R. (2006). Evaluación de programas educativos. Madrid: La Muralla.
Rodrigues, P. (2002). Avaliação da formação pelos particpantes em entrevista de investigação. Lisboa: Fundação Caloustre Gulbenkian.