Perspectivas Teóricas em Educação de Adultos

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02747928
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos.

Métodos de Ensino

Exposições, debates e análise de textos.

Resultados de Aprendizagem

Esta Unidade Curricular pretende constituir-se como um espaço de reflexão sobre a evolução do campo de práticas da Educação e Formação de Adultos, enquadrando-as numa abordagem problematizadora às principais correntes teóricas que, nas últimas décadas, mais as influenciaram.

Resultados de aprendizagem:

- Compreender a história da Educação e Formação de Adultos, a partir da evolução das instituições, das organizações e das necessidades e motivos para as pessoas se envolverem em actividades de aprendizagem;

- Problematizar a construção do pensamento científico no domínio da Educação e Formação de Adultos, caracterizando as dimensões ideológicas e tecnológicas dos diferentes quadros teóricos de suporte às diferentes actividades educativas;

- Caracterizar o actual estado da problemática desta área científica, equacionando as possíveis perspectivas de futuro.

Estágio(s)

Não

Programa

1.  Educação e Formação de Adultos: referências históricas, teóricas, conceptuais e prospectivas.

2.  Construção de um quadro de análise crítica para as diferentes correntes teóricas específicas da Educação e Formação de Adultos.

3.  A influência do Pragmatismo americano para uma Educação e Formação de Adultos Progressista:

4.  Influências de Carl Rogers e de Abraham Maslow para uma Educação e Formação de Adultos de bases humanistas

a.  Os trabalhos de Malcolm Knowles e a Andragogia como uma proposta educativa específica para pessoas adultas;

5.  A necessidade de uma Educação e Formação de Adultos crítica e emancipatória: contributos de J. Habermas; J. Mezirow e Paulo Freire. As Histórias de Vida

6.  A investigação e a evolução futura da Educação e Formação de Adultos.

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Luis Medeiros Alcoforado

Métodos de Avaliação

Avaliação
avaliação final: Exame: 100.0%

Avaliação
Avaliação Contínua:Trabalho individual de análise crítica: 100.0%

Bibliografia

Alcoforado, L. (2008). Competências, Cidadania e Profissionalidade: limites e desafios para a construção de um modelo português de Educação e Formação de Adultos. Dissertação de Doutoramento. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.    

Finger,M.e Asún, J.M.(2003).A Educação de Adultos numa encruzilhada.Aprender a nossa saída.Porto:Porto Editora

Freire,P.(1972).Pedagogia do Oprimido.Porto:Afrontamento

Knowles,M.S.(1980).The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy.Englewood Cliffs:Camb. Adult Ed.

Mezirow, J. (2009). Transformative learning in practice : insights from community, workplace, and higher education. San Francisco : Jossey-Bass.

Rogers,C.R.(1985).Tornar-se Pessoa.Lisboa:Moraes