Perspectivas Teóricas em Educação de Adultos
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2020-2021
02747928
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não são requeridos.
Métodos de Ensino
Exposições, debates e análise de textos.
Resultados de Aprendizagem
Esta Unidade Curricular pretende constituir-se como um espaço de reflexão sobre a evolução do campo de práticas da Educação e Formação de Adultos, enquadrando-as numa abordagem problematizadora às principais correntes teóricas que, nas últimas décadas, mais as influenciaram.
Resultados de aprendizagem:
- Compreender a história da Educação e Formação de Adultos, a partir da evolução das instituições, das organizações e das necessidades e motivos para as pessoas se envolverem em actividades de aprendizagem;
- Problematizar a construção do pensamento científico no domínio da Educação e Formação de Adultos, caracterizando as dimensões ideológicas e tecnológicas dos diferentes quadros teóricos de suporte às diferentes actividades educativas;
- Caracterizar o actual estado da problemática desta área científica, equacionando as possíveis perspectivas de futuro.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Educação e Formação de Adultos: referências históricas, teóricas, conceptuais e prospectivas.
2. Construção de um quadro de análise crítica para as diferentes correntes teóricas específicas da Educação e Formação de Adultos.
3. A influência do Pragmatismo americano para uma Educação e Formação de Adultos Progressista:
4. Influências de Carl Rogers e de Abraham Maslow para uma Educação e Formação de Adultos de bases humanistas
a. Os trabalhos de Malcolm Knowles e a Andragogia como uma proposta educativa específica para pessoas adultas;
5. A necessidade de uma Educação e Formação de Adultos crítica e emancipatória: contributos de J. Habermas; J. Mezirow e Paulo Freire. As Histórias de Vida
6. A investigação e a evolução futura da Educação e Formação de Adultos.
Docente(s) responsável(eis)
Albertina Lima Oliveira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação Contínua:Trabalho individual de análise crítica: 100.0%
Avaliação
avaliação final: Exame: 100.0%
Bibliografia
Alcoforado, L. (2008). Competências, Cidadania e Profissionalidade: limites e desafios para a construção de um modelo português de Educação e Formação de Adultos. Dissertação de Doutoramento. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Finger,M.e Asún, J.M.(2003).A Educação de Adultos numa encruzilhada.Aprender a nossa saída.Porto:Porto Editora
Freire,P.(1972).Pedagogia do Oprimido.Porto:Afrontamento
Knowles,M.S.(1980).The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy.Englewood Cliffs:Camb. Adult Ed.
Mezirow, J. (2009). Transformative learning in practice : insights from community, workplace, and higher education. San Francisco : Jossey-Bass.
Rogers,C.R.(1985).Tornar-se Pessoa.Lisboa:Moraes