Psicologia do Adulto

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02747939
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos.

Métodos de Ensino

Exposição teórica, estudos de caso,  análise, discussão e práticas de avaliação em contexto educativo

Resultados de Aprendizagem

A Unidade Curricular de Psicologia do Adulto tem como objectivo principal proporcionar aos mestrandos uma reflexão em torno das questões mais relevantes relacionadas com o desenvolvimento do adulto (e.g., cognitivo, psicossocial, ético-moral) em diferentes domínios e em diversos contextos (e.g., trabalho, família, lazer).

Estágio(s)

Não

Programa

Desenvolvimento humano: perspectiva histórica. A adultez emergente. O Jovem adulto. Mudanças cognitivas na idade adulta. Mudanças psicossociais na idade adulta. Amor e intimidade. A identidade na idade adulta. Desenvolvimento moral. Contextos (familiares, escolares, sociais, trabalho...,) e desenvolvimento humano. Bem-estar subjectivo do jovem e do adulto. Transições na idade adulta: teoria, investigação e prática

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho Individual: 100.0%

Avaliação
Avaliação Final: Exame: 100.0%

Bibliografia

Arnett, J. J. (2004). Emerging adulthood: The winding road from late teens through the twenties. New York: Oxford University Press.

Anderson, M., Goodman, J., & Schlossberg, N. (2012). Counseling adults in transition: linking Schlossberg’s theory with practice in a diverse world, 4th ed. New York: Springer.

Cavanaugh, J., & Blanchard-Fields, F. (2010). Adult Development and Aging. New York: Cengage Learning.

King, P. M., & Kitchener, K. S. (1994).  Developing reflective judgement: understanding and promoting intellectual growth and critical thinking in adolescents and adults. San Francisco (CA): Jossey-Bass Publishers.

Simões, A., Ferreira, J., Lima, M., Pinheiro, M., Vieira, C., Matos, A., & Oliveira,

A. (2000). O bem estar subjectivo: Estado actual dos conhecimentos. Psicologia, Educação e Cultura, 4, 243-279

Vondracek, F. W., Ferreira, J. A., & Santos, E. (2010). Vocational Behavior and Development in Times of Social Change: New Perspectives for Theory, Research, and Practice